Caos na saúde


A situação da saúde em Ilhéus é cada vez mais preocupante. Desde novembro do ano passado que clínicas, laboratórios e até hospitais que prestam serviços ao Sistema Único de Saúde estão sem receber repasses.

Ontem na câmara, o vereador Aldemir Almeida, que é médico, lembrou que  a secretaria tem dinheiro em caixa, mas está impossibilitado de pagar a esses prestadores por falta de certidões negativas.

O vereador Cosme Araujo denunciou que a secretaria de saúde tem em caixa mais de 6 milhões de reais, provavelmente aplicados em contas de rendimentos da própria secretaria.

O Jornal Bahia Online publicou a informação de que Dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde de Itabuna e Região (Sintesi) protocolaram na ultima terça-feira (26), junto ao Conselho Municipal de Saúde de Ilhéus, um pedido para que, em face à grave crise que assola o setor, seja reavaliado se o município tem, neste momento, as reais condições de manter a gestão plena da saúde e gerir os seus próprios recursos.

A entrega do documento ocorreu durante reunião do Conselho Municipal de Saúde com a secretária Ledívia Espinheira, que demonstrou irritação com a proposta. Aliás, o clima deste encontro foi tenso. De um lado o governo municipal sem perspectivas de quitar o atrasado. Do outro, prestadores de serviços querendo receber pelo serviço já prestado.

Procurado pelo JBO, o presidente do Conselho Municipal, Iolando Sousa, lamentou que, apesar de ter enviado o documento, o coordenador do Sintesi não tenha comparecido à reunião. O sindicato, de acordo com Iolando, foi representado pela dirigente Vane Andréia, que teria se limitado a perguntar a respeito do pagamento do atrasado do Hospital São José. Para Iolando, a proposta do Sintesi se confronta com a luta dos trabalhadores e da própria cidade, que trabalharam juntas pela conquista da gestão plena.

Por este sistema, é o município quem gere os recursos da saúde pública. “Quem resolve os problemas do cidadão é o município”, reforça Iolando Sousa. Para o Sintesi isso tem o verdadeiro significado quando a teoria é vista na prática.