Governo divulga lista dos terminais portuários que serão privatizados


Porto de Ilhéus não aparece na listagem.
Porto de Ilhéus não aparece na listagem.

A secretaria de Portos da presidência da República divulgou a lista dos terminais em Portos Marítimos Organizados que poderão ser privatizados.

A relação traz 159 terminais a exemplo do de Belém-Miramar, na região Norte; Salvador – Aratu, Cabedelo e Suape, no Nordeste; Santos, no Sudeste; e Itajaí e Paranaguá, no Sul. O porto internacional do Malhado, em Ilhéus, não está na lista.

Segundo o ministro-chefe da Secretaria Especial de Portos, Leônidas Cristino, as licitações serão feitas em blocos e a primeira incluirá pelo menos dez áreas de arrendamento já vencidas nos portos de Santos (SP) e do complexo de Belém (PA). “A ideia é fazer essa licitação no primeiro semestre”, disse Cristino, após reunião com a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann.

Entre os 159 terminais que o governo quer licitar, 42 são novos e o restante são áreas existentes cujos contratos de arrendamento já venceram ou vencem até 2017. As licitações serão obtidas por quem oferecer o menor preço para transportar a maior quantidade de carga.