Coeso solicita sessão para discutir a invalidação da licença prévia do Porto Sul


O presidente da Câmara Municipal de Ilhéus, Josevaldo Viana Machado, recebeu em audiência na última quinta feira (14), representantes do Comitê de Entidades Sociais (Coeso). Na oportunidade foi solicitada a convocação de uma Sessão Extraordinária para que a comunidade regional possa se manifestar a respeito da Ação Civil Pública que visa invalidar, mediante revogação com pedido liminar, o ato de concessão da Licença Prévia do Porto Sul, expedido pelo Ibama.

Na oportunidade, os “coesianos” sugeriram ao presidente Josevaldo a compilação das leis municipais, ao apontar as dificuldades encontradas pelos munícipes para embasar os seus pleitos à luz dessas leis, considerando o desconhecimento das que foram revogadas, como também das que foram sancionadas mais recentemente e em plena vigência, porém indisponíveis, principalmente à consulta popular.

Outra sugestão do comitê é relacionada à criação da Comissão de Transportes e Logística do Legislativo Municipal, que pretende disponibilizar à população discussões a exemplo do transporte coletivo, a problemática residente na mobilidade urbana e sobre os modais de transportes ferroviário, aeroviário, rodoviário, portuário e fluvial.

O Coeso ressalta que o Complexo Intermodal exigirá dos municípios situados nas suas áreas de influencias, a construção de um sistema circulatório integrado de vias de acesso e de escoamento, que se intercomuniquem, de modo a propiciar sem obstruções, a celeridade do fluxo de bens e serviços.