Pernambucano ligado ao PCC é denunciado por corrupção ativa e lavagem de dinheiro


O Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) denunciou na quinta-feira, 6 de fevereiro, um pernambucano por corrupção ativa, uso de documento falso e lavagem de dinheiro. A.L.F.L., que é foragido da Penitenciária de Getulina/SP, foi preso em flagrante na madrugada do dia 13 de maio de 2012 na BR 101, município de Ubaitaba/BA, com uma falsa carteira de habilitação e portando, em espécie, 112,6 mil dólares, além de 6,4 mil reais. O dinheiro estava escondido embaixo do assento do banco traseiro do veículo ao qual o réu se encontrava no momento em que foi abordado por policiais militares.

Além de apresentar a falsa carteira de habilitação, que estava no nome de outra pessoa, A.L.F.L. ofereceu a um dos policiais o dinheiro ilícito em troca de não ser preso, consumando, dessa forma, o crime de corrupção ativa, momento em que recebeu a voz de prisão. As investigações permitiram descobrir que o denunciado mantém vínculos com a organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), conhecida por seu alto grau de articulação e sua forte presença no sistema penitenciário paulista.

Na denúncia, o procurador da República André Batista Neves argumenta que há indícios mais que suficientes de que o dinheiro transportado por A.L.F.L. – com o intuito de ocultar e dissimular a sua natureza, a sua origem criminosa e sua propriedade – eram provenientes de crime contra o sistema financeiro nacional (evasão de divisas) praticado pela organização criminosa PCC.

A.L.F.L. está preso e vai responder a ação penal por uso de documento falso, cuja pena varia de dois a seis anos de reclusão e multa; corrupção ativa (reclusão de dois a 12 anos e multa) e por lavagem ou ocultação de dinheiro (reclusão de três a dez anos e multa).