Deputada Ângela Sousa cobra serviço de esgotamento para bairros de Ilhéus


Aderbal Oliveira Jaques Wagner e Ângela Sousa - Foto Cristiano Cruz

Aderbal Oliveira, Jaques Wagner e Ângela Sousa ( Foto Cristiano Cruz)

A deputada estadual Ângela Sousa (PSD) cobrou ao governador da Bahia, Jaques Wagner, e ao presidente da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), Abelardo Oliveira, a realização das obras de esgotamento sanitário do bairro do Pontal e demais bairros e localidades de Ilhéus que ainda não contam com esses serviços. A solicitação foi feita na manhã do último sábado (02) durante a solenidade de inauguração do sistema de esgotamento sanitário de Serra Grande. Na oportunidade, a deputada parabenizou o governador pela iniciativa de levar qualidade de vida aos moradores de Serra Grande e turistas. “O governador está de parabéns pela obra, a prefeita de Uruçuca, Fernanda Silva, está satisfeita por estar recebendo esse serviço logo no início da sua gestão, mas o maior presente quem recebe é a população de Serra Grande, que ganha qualidade de vida”, complementou a deputada.

Ângela Sousa explicou ao governador que o pedido de realização do sistema de esgotamento sanitário do Pontal e dos demais bairros de Ilhéus foi feito em 2007, logo após o início do seu primeiro mandato, através de indicação apresentada na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia. Desde então vem cobrando os serviços junto a Embasa. Ela justificou que esse é um serviço de fundamental importância para os moradores e turistas. Ângela Sousa citou como exemplo os bairros do Pontal e Savóia, que possuem grande população, mas que não contam com um serviço essencial como o de esgotamento sanitário. “Precisamos mudar essa realidade e ampliar a oferta de saneamento básico em Ilhéus”, enfatizou.

 Com relação ao bairro do Pontal, o presidente da Embasa, Aderbal Oliveira, informou à deputada Ângela Sousa que o projeto está sendo concluído e o próximo passo será a busca de parcerias para viabilizar os serviços. Ele garantiu que as obras deverão ser iniciadas nos próximos meses. Já para os outros bairros, Aderbal Oliveira informou que os estudos de viabilização já estão sendo feitos e que também serão elaborados projetos para a realização do esgotamento sanitário em várias localidades de Ilhéus. O presidente da Embasa também assegurou que já está sendo elaborado ainda o projeto de abastamento de água para contemplar todo o litoral norte de Ilhéus até Serra Grande.

 Casa de Parto – Ângela Sousa aproveitou a oportunidade e, junto com o médico Mário Alexandre, solicitou a implantação de uma Casa de Parto em Uruçuca, para que as crianças possam nascer no município, tornando-se de fato cidadãos uruçuquenses. Mário Alexandre explicou ao governador que apesar de Uruçuca contar com uma população de cerca de 20 mil habitantes, a cidade não conta com uma unidade para a realização de partos naturais. O governador acatou a solicitação e garantiu que estará solicitando à Secretaria de Saúde da Bahia a realização dos estudos para implantar, o mais rápido possível, a Casa de Parto de Uruçuca.