Associação Comercial e sindicatos se reúnem com Geraldo Simões


Reuniao ACI

O presidente da Associação Comercial de Ilhéus, Nilton Cruz, organizou na última sexta-feira (01), uma reunião com o deputado federal Geraldo Simões e todos os empresários, sindicatos e os representantes da comunidade portuária de Ilhéus, com o proposito de discutir a nova MP Nº 595. Ela dispõe sobre a exploração direta e indireta, pela União, de portos e instalações portuárias e sobre as atividades desempenhadas pelos operadores portuários, e dá outras providências.

Na ocasião Nilton Cruz, deixou afirmou: “A medida provisória que extingue a Lei 8.630/93, foi considerada entre a comunidade como pouco esclarecedora, centralizadora, e bastante conflitante por parte dos segmentos da sociedade portuária nacional, inclusive fazendo com que os parlamentares apresentassem até o momento 680 propostas de emendas ao projeto que serão analisadas e votadas pelo Congresso Nacional, antes que a medida se transforme em Lei, o papel da ACI não é ficar contra ou a favor da nova MP e sim intermediar e provocar o dialogo com os intermediários do Congresso e Senado para que os atuais trabalhadores, investidores e a economia do município de Ilhéus não venha m sofrer qualquer prejuízos.”

A Associação Comercial e a comunidade portuária de Ilhéus defendem a imediata modernização do Porto de Ilhéus, por se tratar de um elo complementar  na cadeia logística da cidade, neste momento em que se luta pela implantação do Porto Sul.

Geraldo Simões, que já foi presidente da Codeba, e conhecedor dos problemas portuários, adiantou-se aos questionamentos dos participantes e deixou bem claro que não concorda com a privatização, sempre se opôs e principalmente no modelo de concessão total.

Ele explica: “Venho acompanhando o desempenho do Porto de Ilhéus e entre os três portos públicos da Bahia em 2012, Ilhéus foi o que mais evoluiu em movimentação de cargas. Recentemente o jornal “Valor Econômico” publicou uma matéria incluindo o Porto de Ilhéus como sustentáculo do Porto Sul, pois é considerado estratégico e possível de operar com navios de médio porte, como vem acontecendo até agora o que não deixa de ser verdade. Atualmente, o porto está operando com o embarque de minérios de Brumado , níquel de Itagibá, milho e soja do Oeste Baiano, e o desembarque de cacau. O que não falta é cargas, basta ter obras de modernização do Porto”.