Servidores de Itabuna encerraram a greve


 Os servidores municipais de Itabuna encerraram a greve iniciada na terça-feira, 29, depois de uma reunião com os representantes da prefeitura e do Ministério Público do Trabalho.

O atraso no pagamento dos salários de dezembro, que não foram pagos pelo ex-prefeito José Nilton Azevedo, esbarrava no fato de que ele também “limpou” o cofre da prefeitura antes de sair. A dívida é de R$ 11,3 milhões.

O governo tinha proposto dividir os salários em 16 vezes, mas a proposta foi considerada afrontosa pelos servidores. Nesta quarta, a prefeitura diminuiu as parcelas para 6, a partir de fevereiro, vencendo no dia 13 de cada mês.

Os funcionários de apoio da educação receberão o salário atrasado de uma vez, em 13 de fevereiro. Os professores não foram incluídos porque negociam separadamente.

O atual prefeito, Claudevane Leite, afirma que a prposta equilibra as necessidades dos servidores com as de manter os serviços públicos funcionando, iniciar projetos sociais e de infraestrutura.

O sindicato, por sua vez, considera que a proposta “não foi a ideal, mas foi a possível de ser alcançada dentro das condições financeiras do município”.( A Região)