Gasolina vai subir 4% nos postos, diz ministro


A alta no preço da gasolina nos postos de combustíveis será de 4% e pode ser absorvida pelo consumidor, afirma o ministro da Fazenda, Guido Mantega.

A alta do preço da gasolina nas bombas é menor do que a alta de 6,6% anunciada ontem pela Petrobras. Isso acontece porque a gasolina recebe uma adição de 20% de álcool nos postos, produto com preço menor.

“Faz muitos anos que o preço da gasolina está defasado em relação à inflação. É uma pequena correção que não vai atrapalhar ninguém”, disse o ministro a jornalistas em encontro com prefeitos promovido pelo governo federal.

Mantega avalia que a queda na tarifa de energia, nos juros e outras desonerações previstas para o consumidor ao longo de 2013 vão “compensar” o aumento no valor do combustível.

A Petrobras também anunciou ontem o aumento no preço do óleo diesel, que será de 5,4%. A Fazenda avalia que a subida nos preços dos combustíveis causará uma alta de 0,16 ponto percentual no acumulado deste ano do IPCA, o principal índice de inflação no país.

Em anos anteriores, o governo absorveu altas dos combustíveis nas refinarias da Petrobras com a extinção da cobrança da Cide (imposto federal dos combustíveis). Este ano, Mantega acredita que o consumidor tem condições de absorver esse aumento.

ETANOL – O governo federal também estuda aumentar a proporção de etanol na mistura com a gasolina. Este assunto será discutido nesta quarta-feira (30) na Fazenda com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.