Com reajustes, BC prevê corte de 11% na conta de luz, no ano


lampada

Um dia depois de a presidente Dilma Rousseff anunciar uma diminuição imediata de 18% na tarifa de energia dos brasileiros, o Banco Central (BC) estimou que a redução das tarifas residenciais, no fim das contas, será em média de 11% este ano. A ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC, divulgada nesta quinta-feira, calculou esta redução já levando em conta a queda de 18% prometida por Dilma e, também, os reajustes e revisões tarifárias que as concessionárias do setor farão ao longo de 2013.

O corte de 18% virá a partir de uma série de medidas tomadas pelo governo federal, como redução de encargos e a renegociação das concessões com as empresas do setor, e já está valendo. Entretanto, após esta redução de 18%, serão aplicados às tarifas, ao longo de 2013, os reajustes anuais feitos pelas distribuidoras. No Rio, a Ampla tem reajuste em março e a Light, em novembro.

Analistas de mercado estimam que a redução das tarifas, em média, ficará entre 9% e 14% este ano, após os reajustes das distribuidoras. Além de aliviar, no bolso dos brasileiros, a conta de luz, isso poderá levar a redução de preços de outros produtos, afirmam os especialistas.