Deputada propõe medidas para garantir permanência da Costa Cruzeiros em Ilhéus


DSC08973

Pioneiros na vinda de transatlânticos para Ilhéus, os navios da empresa Costa Cruzeiros não vão mais atracar na cidade a partir da próxima temporada 2013/2014, provocando um grande prejuízo para o turismo regional. A informação foi da diretora-presidente da LR Turismo, Avani Perez Duran, e do representante da Costa Crociere S.p.A., Geraldo Teotodo de Almeida, durante reunião com a deputada estadual Ângela Sousa (PSD). Preocupada com as consequências negativas que a saída dos navios da Costa Cruzeiros vai trazer para a cidade, a deputada Ângela Sousa se reuniu com os vereadores Alisson Mendonça, Cosme Araújo, Lukas Paiva, Dero, Valmir Freitas e Tarcisio Paixão, na tentativa de propor um movimento conjunto entre os poderes Executivo, Legislativo e a sociedade civil organizada para garantir a permanência da parada dos navios na cidade.

De acordo com a diretora-presidente da LR Turismo, Avani Duran, os principais motivos para a saída dos navios da Costa Cruzeiros de Ilhéus são os altos custos das paradas e os elevados preços de serviços praticados não somente em Ilhéus, mas nos demais portos brasileiros. Além disso, há existem exigências legais de um grande percentual de brasileiros na tripulação, o que acaba encarecendo ainda mais os custos e comprometendo a qualidade dos serviços. Por conta disso, muitas empresas tem preferido atuar em países da Europa e da Ásia, onde existem não somente menores preços, como também mais incentivos para atrair os navios transatlânticos para esses países.

Somente para se ter ideia dos prejuízos para Ilhéus, na última temporada foram realizadas 26 paradas dos navios da Costa Cruzeiros na cidade, atualmente serão 19 paradas e na próxima temporada não está prevista a chegada desses navios no Porto do Malhado. Na avaliação da deputada estadual Ângela Sousa, isso trará sérios problemas para o turismo regional, já que os transatlânticos são responsáveis pela geração de empregos diretos e indiretos e movimentam a economia da cidade. Somente nesta temporada serão cerca de 80 mil turistas que chegarão a Ilhéus através dos transatlânticos, visitando a cidade e aquecendo a economia. De acordo com dados da LR Turismo, cada visitante gasta em média R$ 200,00 na cidade, gerando emprego e renda não somente para Ilhéus, como também em municípios vizinhos.

Para tentar reverter essa situação e garantir a permanência das paradas dos navios da Costa Cruzeiro em Ilhéus, a deputada estadual Ângela Sousa está propondo a elaboração de um documento conjunto construído e assinado pelos representes da Prefeitura de Ilhéus, Câmara de Vereadores, entidades ligadas ao comércio, turismo, serviços e a sociedade civil organizada fazendo uma exposição de motivos sobre a necessidade da permanência dos navios da Costa Cruzeiros em Ilhéus. Esse documento será encaminhado para a direção da Costa Crociere S.p.A. na América do Sul e também na sede da Itália demonstrando que Ilhéus tem o interesse de continuar com os navios atracando na cidade e reafirmando o quanto os transatlânticos são importantes para o turismo e para a economia regional.

Audiência – Ângela Sousa também estará apresentando o problema e buscando alternativas na Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, tendo em vista que a saída dos navios da Costa Cruzeiros não afetará apenas Ilhéus, mas também diversos municípios baianos, já que haverá uma redução de paradas no Porto de Salvador. A deputada também está propondo a realização de uma audiência com o diretor-presidente da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), José Rebouças, para mostrar a preocupação dos gestores locais com a saída dos navios da Costa Cruzeiros e buscar a melhoria dos serviços prestados no Porto de Ilhéus.

Outra preocupação da deputada Ângela Sousa é que a saída da Costa Cruzeiros possa acabar incentivando também a retirada dos navios de outras bandeiras, já que essa empresa foi a pioneira na chegada de navios na cidade e agora também é a primeira a deixar esse porto. Considerada como uma das mais conceituadas empresas nesse ramo, a Costa Crociere S.p.A. é o maior grupo turístico italiano e a companhia número 1 na Europa, responsável pelas marcas Costa Crociere, AIDA Cruises e Iberocruceros. A sede do grupo é em Gênova. A Costa Crociere S.p.A. conta com a maior frota de todos os operadores europeus, com um total de 26 navios e capacidade total de cerca de 67.000 hóspedes. A empresa traz todos os anos milhares de turistas para Ilhéus e agora corre o risco de não mais atracar na cidade.