Terminal pesqueiro : Mais um elefante branco ?


porto antigo

Foto antiga, antes da reforma mostra que a estrutura do terminal já existia

7475135668_e9739eea63_z

O Terminal pesqueiro durante a reforma

Desde a sua reforma para adequar o espaço físico do antigo porto, o Blog Agravo vem mostrado detalhes controversos da instalação do Terminal Pesqueiro de Ilhéus.

Desde o início, pescadores e idealizadores do empreendimento em Ilhéus, lutavam para que ele fosse instalado perto do porto do Malhado, por vários motivo, entre eles o calado, já que lá haveriam condições de que ele recebesse embarcações maiores.

A Captação de recursos na ordem de R$ 10 milhões junto ao Ministério da Pesca e Agricultura, sempre foi taxada pelo presidente na época, Isaac Albagli, como pequeno, sendo um grande “desafio” para a Bahia Pesca a construção de um terminal Pesqueiro em Ilhéus.

Se observarmos bem, a estrutura do galpão já existia, no local foram apenas realizadas melhorias no imóvel e no cais, que também já existia, além da compra de equipamento.

Jaques Wagner questionando o presidente da BahiaPesca sobre as instalações do terminal pesqueiro de Ilhéus- Foto Blog Pimenta
Jaques Wagner questionando o presidente da BahiaPesca sobre as instalações do terminal pesqueiro de Ilhéus- Foto Blog Pimenta

A obra foi inaugurada em novembro de 2012, pelo governador Jaques Wagner, e até o momento nem um sinal de que o terminal pesqueiro “que tem capacidade para beneficiar 150 toneladas de pescados por mês” vá funcionar.

Vale salientar que até o governador Jaques Wagner demonstrou insatisfação com a estrutura do terminal pesqueiro de Ilhéus, e em seu discurso foi enfático e externou as críticas em público. ”Gosto das coisas bem feitas. Quando está malfeita, eu falo”. Dias depois, coincidentemente, o presidente da Bahia Pesca, largou a pasta veio para o “falido” governo municipal de Ilhéus.

Nas redes sociais já existe questionamentos da população e alguns já querem desenvolver uma campanha para que a feira da Guanabara seja alocada lá no terminal pesqueiro, além de estar sendo agilizado um abaixo assinado, a ser encaminhada ao ministério público, cobrando providências ante o “desperdício” do dinheiro público.

Outros defendem uma oficialização de denúncia para a Assembleia Legislativa da Bahia, cobrando uma investigação por parte dos deputados estaduais.

O ex-presidente da Bahia Pesca, Isaac Albagli, no Facebook, afirmou que logo após a inauguração houve um problema elétrico e a Coelba não aceitou fazer a ligação definitiva.

Albagli ressalta que dentro de alguns dias o terminal estará em funcionamento.

Será ?