Prefeitura abre inscrições para cursos profissionalizantes nesta quarta-feira, 23


A Prefeitura de Ilhéus inicia na próxima quarta-feira (23) as inscrições para os cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social, localizada na Rua Mário Alfredo, s/n, Avenida Itabuna, das 08 às 13 horas, até o dia 07 de fevereiro.

O Pronatec ofertece 1.450 vagas para os cursos que serão realizados na sede do Instituto Federal da Bahia – IFBA, na rodovia Ilhéus – Itabuna. O objetivo do programa é aumentar a oferta de vagas na educação profissional e tecnológica para a população. Os interessados devem comprovar, no mínimo, o ensino fundamental incompleto.

Serão oferecidos cursos de Auxiliar Administrativo, Fotógrafo, Assistente de Planejamento e Controle de Produção, Assistente de Operação de Logística Portuária, Auxiliar de Fiscalização Ambiental, Costureiro Industrial do Vestuário, Espanhol Básico e Espanhol Aplicado a Serviços Turísticos, Montador e Reparador de Computador, Desenhista de Topografia, Inglês Básico e Inglês Aplicado a Serviços Turísticos, Agente de Alimentação Escolar, Vendedor, Camareira em Meios de Hospedagem, Operador de Computador, Condutor Ambiental Local, Aplicador de Revestimento Cerâmico e Desenhista de Construção Civil.

Os cursos têm duração de dois a três meses, e os alunos recebem uma Bolsa Formação de R$ 9,00 por dia para transporte e lanche. Para se inscrever, são necessários originais e cópias do CPF, RG, comprovante de residência e de escolaridade, além do Número de Identificação Social (NIS), Programa de Integração Social (PIS) ou Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP).

O propósito do programa é incluir famílias de baixa renda, pessoas inscritas no Sistema Nacional de Emprego (SINE) ou que estão em situação de Seguro- Desemprego, bem como usuários do Programa Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC) no mercado de trabalho. A qualificação profissional é a principal meta deste programa. De acordo com o secretário da pasta, Jamil Ocké, a parceira entre secretaria, Pronatec e IFBA, irá garantir para os alunos deste curso uma formação profissional gratuita e a criação de mão de obra qualificada para empresas que serão instaladas no município.