Portos Baianos crescem 9% em 2012 e faturamento supera R$ 100 milhões


Porto de Ilhéus

Os portos públicos de Salvador, Aratu e Ilhéus fecharam o ano de 2012 com movimentação próxima a 10 milhões de toneladas, 9% acima do registrado em 2011. De acordo com dados da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), o faturamento da receita superou os R$ 100 milhões pelo segundo ano seguido.

Os números ainda mostram um recorde na movimentação de contêineres com a marca de 270 mil TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés). O presidente da Codeba, José Rebouças, vê com entusiasmo perspectivas bastante favoráveis de crescimento na movimentação de carga em 2013, especialmente nos contêineres em função da ampliação e modernização do terminal portuário de Salvador.

“Outros investimentos tanto em Salvador com a construção do terminal de passageiros, quanto no Porto de Aratu com a reforma total dos equipamentos do Terminal de Granel Sólido (TGS), também irão contribuir para um resultado bem mais expressivo que o alcançado neste ano, o que será bom para a Codeba e, sobretudo, para a economia do estado, que passa a ter portos competitivos e compatíveis com a evolução da economia baiana”, avaliou o presidente. ( O Tabuleiro )