Camamu: prefeito foge levando dinheiro público


A população de Camamu foi despertada hoje (22) com uma notícia mais do que inusitada: a fuga do prefeito Américo José da Silva (PSD). Ele, segundo informações, teria levado recursos públicos da ordem de R$ 4,7 milhões referentes a saúde, educação e obras.

Para o procurador do município, Valmário Bernardes, a notícia da “fuga” teria surgido após uma denúncia feita por Ioná Queiroz Nascimento (PT), ex-prefeita da cidade. “Américo fez contrato com uma Oscip para gerir pessoal no valor de R$ 4,7 milhões e o fato foi denunciado durante campanha eleitoral em outubro do ano passado. O processo ainda corre na Justiça e quem cuida do caso é o juiz da 78ª Vara, João Paulo Guimarães Neto”.

Após cassação de Ioná Queiroz, Américo assumiu o cargo de prefeito em junho do ano passado. Quem assumiu a prefeitura da cidade foi o presidente da Câmara de Vereadores, Edinaldo Souza, que aguarda até o final do mês, quando Américo deve prestar as contas, para entrar com uma ação no Ministério Público do Estado (MPE) sobre a verba.

A nova eleição para escolha do prefeito e vice-prefeito de Camamu será realizada no dia 3 de março, segundo decisão do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).