Professores de Ilhéus cobram salários de dezembro e a 2ª parcela do 13º


ASCOM APPI

Os trabalhadores em educação da rede municipal de Ilhéus realizaram da tarde da última terça-feira (15) uma assembleia no auditório do IME-Centro para discutir sobre o pagamento dos salários do mês de dezembro e também da segunda parcela do 13º salário. A reunião foi presidida pelos diretores da APPI/APLB-Sindicato, Delegacia Sindical Costa do Cacau, Osman Nogueira Júnior e Pascoal João dos Santos, que fizeram um diagnóstico da atual situação com relação aos atrasos dos salários e as informações prestadas por representantes da Prefeitura de Ilhéus com relação aos pagamentos.

O diretor Pascoal João deu os informes sobre o recadastramento dos servidores públicos municipais e falou também do início do pagamento dos salários de dezembro e a 2ª parcela do 13º salário, já que foi veiculada pela prefeitura a informação de que o Município já estaria encaminhando ao Banco do Brasil a folha de pagamento para os servidores da educação. Osman Nogueira Júnior falou de todos os procedimentos que foram adotados pela APPI junto a prefeitura, ao juiz de direito da 2ª Vara de Feitos de Relação de Consumo Civil e Comercial da Comarca de Ilhéus e também à gerência do Banco do Brasil para que os recursos sejam liberados para o pagamento dos salários dos trabalhadores em educação.

Após discussão, uma comissão formada por diretores da APPI e professores se dirigiu à prefeitura com o objetivo de cobrar o encaminhamento da folha de pagamento para o juiz, visando assim agilizar o desbloqueio dos recursos e os pagamentos. Na prefeitura a comissão foi recebida pelo secretário de Administração, Ricardo Machado, que garantiu que a folha de pagamento referente a segunda parcela do 13º e o ofício solicitando o desbloqueio estariam sendo encaminhados ainda na tarde de terça-feira para o juiz de direito, através da Procuradoria Geral do Município.

Também foi cobrado durante a reunião com o secretário Ricardo Machado a resposta ao ofício encaminhado pela APPI/APLB-Sindicato solicitando uma audiência com o prefeito de Ilhéus para a discussão dos salários atrasados, 13º salário e também com relação aos recentes decretos municipais. Ficou decidido ainda pela categoria a realização de uma nova assembleia no próximo dia 22 de janeiro, às 14 horas, no auditório do IME-Centro para avaliar a situação dos pagamentos dos salários e cobrar mais celeridade da justiça na questão do desbloqueio dos recursos.