Trabalhadores de Ilhéus, Itacaré e Uruçuca terão cursos de turismo


A Secretaria do Turismo do Estado da Bahia (Setur) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Bahia (IF Baiano) assinaram um termo de cooperação para execução dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O ato foi realizado na quinta-feira (10), no Ilhéus Iate Clube, durante a cerimônia de posse dos novos dirigentes da Associação de Turismo de Ilhéus (Atil).

A parceria vai resultar na oferta de cursos de idiomas (inglês, espanhol e Língua Brasileira de Sinais), e de hospitalidade e lazer da linha do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), nos municípios de Ilhéus, Itacaré e Uruçuca. A iniciativa deve contar também com o apoio das prefeituras locais. Tendo o turismo como uma das suas especialidades, o IF Baiano já oferece um curso de formação de guias de turismo e, por meio do Pronatec, está qualificando 40 agentes de informações turísticas.

A cidade de Ilhéus é objeto de desejo de muita gente, ao representar anualmente a visita de 481 mil turistas, segundo pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Deste montante, 31,8 mil são turistas estrangeiros, que buscam conhecer os atrativos naturais e culturais de Ilhéus.