Secretaria de Educação abre vagas para cursos em todo estado da Bahia


A secretaria de Educação do Estado da Bahia abriu na quarta-feira (9), as inscrições para os cursos técnicos de nível médio de Educação Profissional na rede pública estadual. A instituição oferece 11.040 vagas em 61 Centros Territoriais e Centros Estaduais de Educação Profissional na capital e interior.

As inscrições ficam disponíveis até o dia 23 de janeiro e podem ser feitas, exclusivamente, no Portal da Educação. Para se inscrever é preciso acessar o portal, a página de inscrição e logo após o candidato deve informar o número do CPF e fazer apenas uma opção de curso, indicando qual o município, o Centro Territorial e/ou Centro Estadual de Educação Profissional que quer estudar. O candidato também precisa apontar o turno de sua preferência e optar entre o primeiro e o segundo semestres de 2013.

Podem se inscrever os estudantes que já concluíram o ensino médio na rede pública de ensino e que são domiciliados no estado da Bahia possam se inscrever. As vagas são disponíveis para o primeiro e segundo semestres. Os candidatos serão selecionados através de um sorteio que acontece no dia 5 de fevereiro, no Instituto Anísio Teixeira.

O sorteio das vagas será transmitido através de uma videoconferência e acompanhado por órgãos controladores do Estado, como o Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas, Auditoria Geral do Estado, Conselho Estadual de Educação. Poderão ainda acompanhar o sorteio, professores, estudantes, pais e mães.

As ofertas são válidas para 12 eixos tecnológicos entre os 51 cursos técnicos disponíveis. Administração, Agroindústria, Agroecologia, Arte Dramática, Biotecnologia, Cuidados de Idosos, Desenho em Construção Civil, Eletrotécnica, Edificações, Logística, Comércio, Cooperativismo, Informática, Enfermagem, Eletrotécnica, Farmárcia, Meio Ambiente, Mecânica, Manutenção Automotiva, Nutrição e Dietética, Programação de Jogos Digitais, Petroquímica, Petróleo e Gás, Produção de Moda, Secretariado, Serviços Públicos e Segurança do Trabalho são alguns dos cursos disponíveis.