Tudo pronto para a Puxada do Mastro de São Sebastião


SECOM PMI

A prefeitura de Ilhéus, através da secretaria municipal de Turismo, está com todo o esquema montado para a realização da tradicional festa da Puxada do Mastro de São Sebastião, que começa nesta sexta-feira, 11, e vai até o próximo domingo 13, em Olivença.

Em parceria com o setor privado e com o apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, a prefeitura vai oferecer os serviços de organização do trânsito, assistência médica, inclusive o Samu, limpeza urbana e segurança pública. A festividade contará ainda com os serviços de salva-vidas, guardas municipais e dos fiscais de postura.

A animação musical ficará por conta de atrações locais, a exemplo do grupo de arrocha, Top Gan, que se apresentará, sem cobrança de cachê, na noite do sábado, 12, no palco, montado na praça Claudio Magalhães (praça da Igreja).

TRADIÇÃO – O ponto alto do evento é durante o domingo, momento em que os populares trazem da mata o mastro que é puxado até a igreja de Nossa Senhora da Escada para erguer a imagem de São Sebastião.

A festa teve origem no início do século XVIII, reunindo elementos da religiosidade indígena e católicos, e ocorre sempre no segundo domingo do mês de janeiro. O principal símbolo da festividade, o mastro, é utilizado pela Igreja Católica para sustentar bandeiras de santos em frente aos templos, mas também fazia parte dos rituais de consagração do espaço de sociedades arcaicas e dos ritos mágicos e brincadeiras de vários grupos indígenas brasileiros.