Fundação vistoria equipamentos culturais de Ilhéus para revitalização


SECOM PMI

A Prefeitura de Ilhéus, a partir da sua Fundação Cultural (Fundaci), iniciou, nesta semana, a vistoria técnica dos equipamentos culturais do município. O objetivo é estabelecer o processo de revitalização dos prédios públicos que guardam a historia, as tradições e o acervo cultural da terra da Gabriela. Nesta sexta-feira, 11, o presidente da Fundaci, Paulo Atto, terá reuniões, em Salvador, no Instituto de Proteção Artístico e Cultural (IPAC) e na Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult) para tratar de questões pertinentes à revitalização.

Na manhã desta quinta-feira, 10, a fundação finalizou as vistorias do Teatro Municipal e da Casa de Cultura Jorge Amado, iniciadas na quarta-feira, 09. Os laudos técnicos, com a conclusão dos especialistas sobre a situação dos dois prédios, devem ser concluídos na próxima segunda-feira, 14. Participaram da ação os titulares e técnicos da Fundaci, das secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Meio Ambiente e Urbanismo (Semau) e da Guarda Municipal.

ARQUIVO PÚBLICO – O primeiro dos equipamentos vistoriados foi o Arquivo Público, na última terça-feira, 08. De acordo com o laudo, é necessária a interdição do prédio, que será totalmente cercado com tapumes e terá uma ronda permanente dos agentes da Guarda Municipal de Ilhéus, para evitar depredações. Para preservar o acervo, os documentos do Arquivo serão transferidos para um local adequado, e a fundação irá realizar estudo para elaboração de projeto de revitalização do espaço.

Segundo Paulo Atto, não há possibilidades de deixar o Arquivo Público de Ilhéus em funcionamento, por conta do seu estado físico. “O local se encontra em um estado muito grande de degradação, há riscos das paredes caírem, o piso ceder e até de incêndios”, constatou o presidente. “Não há condições nenhuma de utilização”, afirmou.

Outros equipamentos, como o Centro Cultural de Olivença, a galeria de artes José Pinto, o Cine Fernando Leite e o Auditório Sosígenes Costa ainda serão vistoriados. A Prefeitura do Ilhéus também pretende reativar o Águia da Cultural – um ônibus equipado com livros e elementos culturais que circulava na zona rural do município.

“Nos últimos anos, tivemos nossos equipamentos culturais e de socialização totalmente abandonados e estamos empenhados em solucionar todas essas questões e devolver a Ilhéus uma vida cultural mais vibrante”, atesta Paulo Atto. “Com este objetivo será estabelecida uma política de ocupação e animação dos equipamentos culturais pertencentes à Prefeitura”, afirma o presidente da Fundaci.