Sindicacau protesta em São Paulo contra demissões na Cargill


Com o apoio da seção paulistana da Central de Trabalhadores do Brasil (CTB), o sindicalista Luiz Fernandes, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Moageira de Ilhéus e Itabuna (Sindicacau), realizou um protesto em frente ao escritório da empresa Cargill na capital paulista. Também na manhã desta terça-feira (08), foi realizada uma panfletagem na Avenida Morumbi, em Santo Amaro.

Em novembro de 2012, a empresa demitiu 14 pais de família da unidade de Ilhéus sem apresentar justa causa. Diante da atitude, o sindicato tentou negociar o retorno dos funcionários, mas a gigante dos grãos se manteve irredutível.

Protestos também foram feitos na porta da fábrica da Cargill, localizada no distrito industrial de Ilhéus.

Luiz Fernandes questiona o fato de a empresa ter recebido recentemente ajuda do governo baiano para abrir uma nova linha de produção e, ao mesmo tempo, ter demitido funcionários. O financiamento do Desenbahia foi de R$ 70 milhões.

No fim de 2011, culpando a crise econômica global, a empresa dispensou dois mil funcionários pelo mundo, o que também atingiu postos de trabalho no Brasil.