Deputada Ângela Sousa comemora pacote de obras para o Sul da Bahia


O Sul da Bahia acaba de receber obras importantes, um sonho de mais de 50 anos, prometidas por governos anteriores e só realizadas agora pelo governador Jaques Wagner. Assim definiu a deputada estadual Ângela Sousa (PSD) durante a solenidade de inauguração da recuperação do trecho da BR-415 entre Ferradas e Ibicaraí e a assinatura da ordem de serviço para o início da obra da Barragem do Rio Colônia, realizada na manhã desta terça-feira (08), em Itabuna, pelo governador Jaques Wagner. Para a deputada estadual Ângela Sousa, tratam-se de obras e serviços importantes, somadas a outras já inauguradas nos últimos dias pelo governador, a exemplo do Departamento de Polícia Técnica e o Terminal Pesqueiro de Ilhéus, que demonstram o compromisso do atual governo com o desenvolvimento do Sul da Bahia.

Somente no trecho Ferradas/Ibicaraí foram recuperados 28 quilômetros de estrada por onde trafegam aproximadamente 2.320 veículos por dia. A obra vai beneficiar cerca de 500 mil habitantes dos municípios de Itabuna, Ilhéus, Ibicaraí, Floresta Azul, Itapé e Barro Preto. Além de solicitar ao governador Jaques Wagner a realização das obras, Ângela Sousa também pediu, através de ofício, que o canteiro de obras da estrada ficasse no território de Ibicaraí, gerando mais de 200 empregos diretos para a cidade, movimentando a economia do município. Para o vice-governador e secretário de Infraestrutura, Otto Alencar, a obra contribui para a segurança das pessoas e embora a BR seja de responsabilidade do governo federal, o governo estadual alocou recursos para recuperar esse trecho.

O governador Jaques Wagner também assinou na manhã desta terça-feira a ordem de serviço para o início da obra da Barragem do Rio Colônia, que será implantada pelo governo estadual, por meio da Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), beneficiando 353 mil pessoas. O objetivo principal do empreendimento é complementar o abastecimento de água das cidades de Itabuna e Itapé, além de contribuir para o controle das enchentes do Rio Cachoeira. “A barragem vai dar segurança hídrica para Itabuna e distritos de outros municípios. Esta é a tranquilidade definitiva para a necessidade da água. Assinei a ordem de serviço de R$ 71 milhões. A obra começa já”, declarou o governador.

Ângela Sousa adiantou que além das obras anunciadas e inauguradas recentemente, o Sul da Bahia também será contemplado, nos próximos meses, com outras importantes conquistas, como a duplicação da estrada Ilhéus-Itabuna, a nova ponte Centro-Pontal e o Complexo Intermodal Porto Sul, formado pelo Aeroporto Internacional, a Ferrovia de Integração Oeste-Leste e o Porto. De acordo com a deputada, esses investimentos são de suma importância para o desenvolvimento da região e vão gerar milhares de emprego e renda para os municípios do Sul da Bahia. “Somos testemunhas do compromisso do governador Jaques Wagner com esta região e na Assembléia Legislativa temos solicitado, defendido e votado projetos que tragam benefícios, mais emprego e desenvolvimento para o interior baiano”, concluiu Ângela Sousa.