Wagner inaugura repavimentação da BR 415 e assina ordem de serviço para construção da Barragem do Rio Colônia


Barragem do Rio Colonia

O governador Jaques Wagner estará no Sul da Bahia nesta terça-feira, dia 8. Às 9 horas, em Ibicarai, ele participa da inauguração do trecho entre Ferradas/Itabuna e Ibicarai da rodovia BR 415, que foi repavimentado e recebeu asfalto de qualidade.

A restauração da pavimentação do trecho de 25 quilômetros, por onde trafegam aproximadamente de 2320 veículos por dia, nos dois sentidos, vai beneficiar cerca de 500 mil habitantes dos municípios de Itabuna, Ilhéus, Ibicaraí, Floresta Azul, Itapé e Barro Preto e impulsionar a atividade econômica da região através do turismo e escoamento da produção agrícola e industrial. Os investimentos são da ordem de R$21.554.596,37.

BARRAGEM DO RIO COLONIA

Às 10 horas, no Centro Cultural Adonias Filho, em Itabuna,  Wagner assina a ordem de serviço para a construção da Barragem do Rio Colonia, em Itapé. A  construção da barragem,  vai garantir o abastecimento de água  em Itabuna, Itapé e Ibicaraí pelos próximos 50 anos. A obra do Governo da Bahia, em parceria com o Governo Federal, terá investimentos de R$ 70,9 milhões e  também vai normalizar a vasão e reduzir a poluição do Rio Cachoeira, além de controlar as enchentes.

Outro benefício é que com maior volume de água disponível, a região poderá atrair empreendimentos que se instalarão com a instalação do Porto Sul, a Ferrovia Oeste Leste e a  base de distribuição de gás natural do Gasoduto da Petrobrás, através da Bahiagás.  A Barragem do Rio  Colônia ocupará uma área de 1621 hectares, com altura de 19 metros e capacidade para armazenar 62 milhões de metros cúbicos de água, o que vai garantir uma vazão de 1.400 litros por segundo. O prazo para a conclusão da barragem é de 18 meses.