Governo do Estado anuncia reforma completa do Complexo Policial de Una


Deputada Ângela Sousa ao lado da prefeita de Una, Diane Rusciolelli e do vice-prefeito Nildo Som. – Foto Cristiano Cruz

O Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Segurança Pública, estará realizando a reforma completa do Complexo Policial do Município de Una. O objetivo é garantir mais segurança para a cidade, comodidade para os moradores e turistas e melhores condições de trabalho para os servidores estaduais. O pedido de reforma do Complexo Policial foi feito pela deputada estadual Ângela Sousa (PSD) e pela prefeita Diane Rusciolelli, considerando a situação crítica em que se encontravam as atuais instalações da unidade e o desejo de oferecer aos trabalhadores e a comunidade um espaço mais digno.

A Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia informou à  deputada Ângela Sousa que já foi autorizada a obra e realizado o levantamento dos serviços. A reforma será iniciada já  na segunda quinzena do mês de fevereiro. A expectativa é de que ainda no primeiro semestre os serviços sejam concluídos e o município de Una passe a contar com um Complexo Policial totalmente recuperado. No local, além da reforma completa das instalações, será feita também a aquisição de novos equipamentos que garantirão mais agilidade no atendimento, melhores condições de trabalho, mais segurança para os moradores e turistas e um espaço mais adequado para atender a comunidade.

DPT Itabuna – A deputada estadual Ângela Sousa também foi informada pela Secretaria de Segurança Pública que as obras de reforma completa do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e do Complexo Policial de Itabuna continuam sendo realizadas e a previsão é de que sejam concluídas ainda nesse primeiro semestre de 2013. As duas reformas foram solicitadas por Ângela Sousa desde o ano de 2009, atendendo a um pedido do então vereador Vane do Renascer, atual prefeito da cidade. A preocupação da de Ângela Sousa e de Vane do Renascer era o grande índice de violência registrado em Itabuna nos últimos anos e a necessidade de instalações e ações para combater os crimes na cidade. Além das reformas, o DPT de Itabuna e o Complexo Policial receberão novos equipamentos, viaturas e terá ainda ampliado o quadro de funcionários.

O DPT de Itabuna atende atualmente 15 cidades circunvizinhas: Almadina, Arataca, Buerarema, Camacan, Coaraci, Floresta Azul, Lomanto Júnior, Ibicaraí, Itaju do Colônia, Itajuípe, Itapé, Jussari, Pau Brasil, Santa Cruz da Vitória e São José da Vitória. Com a desativação da unidade de Ilhéus, o DPT de Itabuna assumiu mais 12 municípios, ampliando ainda mais os problemas. Desde a inauguração do DPT de Ilhéus, uma solicitação também da deputada estadual Ângela Sousa, a situação foi minimizada, mais os problemas continuaram devido às instalações inadequadas, o sucateamento dos equipamentos e as más condições de trabalho.

Outro grande problema é a falta de água, gerada pela deficiente rede de abastecimento de Itabuna. Para resolver estas dificuldades, a deputada estadual Ângela Sousa sugeriu a reativação do poço artesiano que fica no complexo policial e a implantação de um sistema de bombeamento que possibilite transferir água do prédio da delegacia, dotado de um reservatório com capacidade para 100.000 litros, volume suficiente para atender as duas repartições. Outra medida urgente, sugerida pela deputada, é a reforma do prédio da coordenadoria, inaugurado em 1982, com 27 anos de funcionamento e nunca reformado. Nele há a necessidade de uma revisão geral nas redes hidráulica e elétrica, além da aquisição de novos equipamentos. As reformas estão em andamento e ainda nesse semestre Itabuna passará a contar com esses novos e importantes equipamentos de segurança funcionando com excelência.