Uma missão para o secretário municipal de Meio-Ambiente


POR RANS

Praia do Malhado, considerada inapropriada para o banho.

Há cerca de dois meses o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), divulgou o resultado de um estudo sobre a qualidade das águas das praias ilheenses. Na ocasião, de acordo com o órgão estadual, foram consideradas inapropriadas para o banho as praias da Barra de São Miguel, do Marciano, Malhado e Cristo.

Em cidades como o Rio de Janeiro e Santos, a balneabilidade das praias é monitorada constantemente, e em todas elas há placas apregoadas nas areias, informando se elas estão ou não adequadas para o banho.

Cremos nós que é direito de ilheenses e turistas o acesso a tais informações, a fim de que, caso seja necessário, evitem se banhar em locais não recomendados, se livrando do risco de contraírem doenças de pele, micoses e etc.

O estudo alerta também que as pessoas devem evitar se banhar em dias chuvosos e nas proximidades de locais onde há escoamento de esgoto.

Eis uma missão para o recém empossado secretário municipal de Meio-Ambiente, o Sr. Antônio Vieira: Buscar realizar esse monitoramento e, obviamente, manter a população informada.