Turistas reclamam da Polícia Civil


A Polícia Civil não implantou a operação verão na Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur), ocasião em que é criado um plantão, tendo em vista o aumento do número de turistas em Ilhéus.

A referida delegacia possui um plantão para atender ao turista que chega à cidade e para funcionar dependeria de uma equipe de plantão completa, composta de quatro investigadores, um escrivão e um delegado. Ocorre que, na realidade, conta apenas com dois investigadores que registram a queixa do turista e não adota outras providências como investigar furtos, roubos e homicídios nesse período.

Com a falta de um escrivão, não é possível emitir guias para vistoria e perícias de veículos, lesões corporais, necropsia, dentre outros procedimentos. Sem delegado plantonista o turista fica sem solução para os problemas e sem direito à simples cópia da queixa, que só pode ser impressa após a assinatura eletrônica do delegado, já que o sistema é informatizado.

Além disso, a citada delegacia funciona com a presença do delegado e escrivão apenas no horário administrativo (das 08 às 18h), de segunda à sexta, não funcionando à noite, feriados e finais de semana. Tais fatores evidenciam que a Deltur não está comprindo de fato o seu papel.