Bahia tem quase 70 mil casos de dengue


Tribuna da Bahia

Os dados são alarmantes. Segundo informações da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) de janeiro até outubro deste ano foram notificados 68.414 casos de dengue na Bahia. O número representa um acréscimo de 31,6% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 51.987 casos.

Salvador, Itabuna, Feira de Santana, Ilhéus, Senhor do Bonfim, Guanambi, Serrinha, Jacobina, Jequié e Teixeira de Freitas concentram 44,9% das ocorrências.

O Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypt (LIRAa) aponta que a Bahia possui o município com maior índice de infestação predial (IIP) do país, já que Itabuna apresenta a situação mais grave com risco de surto, equivalente a 18,4. Além de Itabuna, outros 26 municípios baianos apresentam risco de surto, com IIP maior que 3,9.

Em estado de alerta foram contabilizados 37 municípios com IIP igual ou menor que 3,9, inclusive Salvador, com IIP de 2,1. Já com situação satisfatória, a Bahia conta apenas com 18 cidades. Os municípios Canápolis, Casa Nova, Castro Alves, Correntina e Mucuri apresentam zero de infestação.

Segundo o Ministério da Saúde, os dados apontam a Bahia como o terceiro estado em número de mortes causadas pela dengue, perdendo para o Ceará e o Rio de Janeiro, sendo que estes representam redução com relação a 2011, de 48% e 73%, respectivamente. Na Bahia, ao contrário, já se percebe significativo aumento de 81% no número de mortes por dengue (de 16 em 2011 para 26 em 2012).