Pavilhão de Feiras será construído no Centro de Convenções de Ilhéus


Centro de Convenções de Ilhéus

O secretário nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Fábio Mota, garantiu esta semana ao governador da Bahia, Jaques Wagner, que o Ministério do Turismo fará a liberação de recursos da ordem de R$ 1 milhão para construir o Pavilhão de Feiras no Centro de Convenções de Ilhéus. A obra foi solicitada ao governador Jaques Wagner no início desse ano pelo prefeito Newton Lima através de ofícios assinados também por vários sindicatos, associações e conselhos ligados ao turismo e ao comércio da cidade. O novo equipamento será fundamental para impulsionar ainda mais o turismo da cidade.

O prefeito Newton Lima comemorou a notícia da construção do Pavilhão de Feiras e considera o equipamento como mais uma vitória para a cidade. O presidente do Conselho Ilheense de Turismo (Citur), Hans Schaeppi, informou que o projeto já está pronto e em processo de licitação na Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, e necessitava apenas de um apoio político para viabilizar a obra. Ele explica que a implantação desse equipamento vai melhorar o fluxo de turistas no município e em cidades vizinhas, já que o turismo de negócios e eventos é um dos principais fatores para que a hotelaria, o comércio e demais segmentos se sustentem durante a baixa temporada.

Estrada Lagoa Encantada – Outra obra importante para o turismo da cidade e que foi solicitada pelo prefeito e pelas entidades de Ilhéus, através de ofício encaminhado à Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia, foi o asfaltamento da rodovia que dá acesso à Lagoa Encantada. No documento o prefeito e as entidades explicam que esse local é a principal atração ecoturística de Ilhéus e região, possuindo espelho d’água, cascatas, corredeiras, caldeirões, ilhas flutuantes e a lenda de uma cidade submersa que encanta os turistas. Mas as condições da estrada tornam o local praticamente inacessível, daí a necessidade do asfaltamento.

Hans Schaeppi argumentou, ainda, que o trecho a ser asfaltado é pequeno diante do benefício que essa obra trará para Ilhéus e toda a região. “São apenas nove quilômetros e a falta desse equipamento compromete o fluxo de turistas para Ilhéus e cidades vizinhas”, disse ele. Shaeppi ressalta que o asfaltamento dessa estrada será um marco no desenvolvimento do turismo da cidade, já que municípios como Porto Seguro, Canavieiras e Itacaré tiveram significativos aumentos no fluxo de turistas após a melhoria dos seus acessos. Newton Lima também garantiu que entrará em contato com os deputados estaduais e federais e as lideranças políticas do Governo do Estado da Bahia solicitando o apoio para viabilizar mais esse projeto, tendo em vista os benefícios e os resultados que o asfaltamento da estrada da Lagoa Encantada trará para toda a região.