Vistoria do Ministério da Saúde aprova regionalização do Samu


Na tarde desta segunda-feira (3) o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Ilhéus recebeu técnicos do Ministério da Saúde para uma vistoria em sua sede, localizada no bairro do Malhado. A vistoria faz parte do processo para a regionalização do serviço do Samu de Ilhéus. Segundo o diretor-administrativo, Edson Freitas, a visita foi bem sucedida e a regionalização para a sede de Ilhéus foi aprovada.

Ainda, segundo o diretor Edson Freitas, agora será gerado um relatório no qual os últimos ajustes deverão ser solicitados para a finalização do processo. Os técnicos do Ministério da Saúde também visitaram as cidades de Canavieiras e Itacaré. O objetivo é verificar as condições dessas cidades para aderirem a regionalização. Assim, é provável que estas duas localidades sejam as primeiras a serem reguladas pelo Samu Regional de Ilhéus. A previsão para o início da regulação nestes municípios seja em fevereiro.

A regionalização do Samu de Ilhéus atenderá uma área microrregional com 21 municípios beneficiando um total de 720 mil habitantes. Cidades como Canavieiras, Una, Itacaré e Valença fazem parte dessa microrregião. Todos os municípios integrantes receberão uma ambulância de unidade básica ou de unidade avançada. O Samu de Ilhéus realizará a regulação dos atendimentos nestes municípios, através da central de atendimentos 192.

A regionalização representa um grande avanço para a região, já que estas cidades não possuíam atendimento móvel de urgência, além da geração de empregos, destinação de mais verbas e estrutura para o Samu da cidade de Ilhéus. A regionalização do Samu é um projeto de âmbito nacional do Ministério da Saúde e que já ocorre também em outras regiões da Bahia, a exemplo de Eunápolis que é a cidade reguladora daquela região.