O menos indicado


O vereador Alcides Kruschewsky (PSB), autor do Projeto de Lei municipal 008/2012 que proíbe pessoas enquadradas pela lei da ficha limpa nacional de assumirem cargos comissionados ou similares na prefeitura ou no legislativo, fez um discurso atirando pesado no prefeito Newton Lima.

A fala do parlamentar foi feita nesta terça (04), depois que o prefeito decidiu vetar a lei municipal da ficha limpa, aprovada na câmara de vereadores no dia 06 de novembro.

O texto da norma é uma copia do projeto de lei da cidade de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul.

Nada contra a lei, que é de grande avalia, mas ponderamos que o nobre vereador é o menos indicado para encampar um projeto de tamanha nobreza. O autor, quando secretário do governo Newton Lima, indicou primos para administração em cargos importantes, como a superintendência de esporte.

Pra quem não lembra, em 2010, ainda todo poderoso secretário de governo municipal, Alcides Kruschewsky (PSB) entrou para dar um depoimento na sede da policia federal em Ilhéus e saiu de lá indiciado. Hoje responde por seis crimes, dentre eles os tipificados como formação de quadrilha, falsificação de documentos, prevaricação, falsidade ideológica, dispensa ou inexigibilidade ilegal de licitação (Artigo 89 da Lei 8.666/1993), descritos nos Art. 288, 296, 319,347, 305, respectivamente, todos do Código Penal Brasileiro.

O indiciamento do ex-secretário de governo e vereador está relacionado à “Operação Vassoura-de-bruxa”, a PF, deflagrada em dezembro de 2008 com a finalidade de apurar fraudes a licitações e desvio de verbas públicas federais no sul do estado.

Torcemos para que o legislativo ilheense derrube o veto do prefeito Newton Lima. Já Alcides, que sonha com uma vaga de secretário no governo Jabes Ribeiro, automaticamente se enquadraria na sua própria lei ficha suja municipal.