A queixa geral


No encontro de orientação de prefeitos e vereadores, realizado pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) no último dia 30 de novembro, foram realizadas palestras por conselheiros e técnicos do TCM, com a interação de prefeitos, vereadores e assessores, que tiveram a oportunidade de tirar suas dúvidas.

As queixas sobre a queda do FPM e sequestro de verba, era ao assunto entre centenas de prefeitos eleitos e reeleitos, além de vereadores e técnicos de prefeituras e câmaras municipais. O clima de quem vai assumir ou continuar no cargo, é de total desânimo perante a crise financeira que atravessa muitas prefeituras baianas.

Entre os assuntos elencados para palestras foram abordados: responsabilidade do prefeito; orientação do TCM/BA para transição de mandato; importância do controle interno na gestão municipal; aquisição e contratação de serviço no âmbito da administração pública municipal; os riscos de uma gestão sem o equilíbrio fiscal e normas e orientações para elaboração de prestação de contas.