Obras de saneamento da rua Velosa serão concluídas nos próximos dias


Iniciada há cerca de três meses, as obras de esgotamento e saneamento básico da rua Velosa de Baixo, no bairro do Malhado, estão em fase de conclusão e nos próximos dias a Prefeitura de Ilhéus e a Embasa entregam à comunidade os serviços totalmente prontos, resolvendo um dos maiores problemas enfrentados pelos moradores e comerciantes dessa área e adjacências. O secretário municipal da Infraestrutura, Angelito Dias, informou que inicialmente seria realizada apenas a obra de saneamento, com a reforma e construção das redes de águas pluviais, por parte da Prefeitura, e a rede de esgotos, a cargo da Embasa, mas o prefeito Newton Lima autorizou a execução completa da obra, que incluiu a pavimentação a paralelepípedos e colocação de meios-fios.

Grande parte do serviço já foi executado e para a conclusão de uma das obras mais esperadas pelos moradores da Velosa de Baixo restam apenas a realização do trabalho em mais 17 metros da rua. “Nós próximos dias estaremos entregando mais essa obra para a comunidade”, garantiu o secretário Angelito Dias. A obra foi dividida em duas etapas. A primeira consistiu na elaboração de projeto para a criação de uma rede de drenagem pluvial, e em seguida a Embasa iniciou a vistoria e o desentupimento da rede de esgotos, através de bombeamento com equipamento de desobstrução de rede de drenagem.

De acordo com Angelito Dias, nesta segunda fase, as equipes de operários da secretaria, após a construção da rede pluvial, iniciaram a pavimentação de paralelepípedos em toda a extensão da rua, no sentido de evitar o entupimento da rede com areia e outros materiais. Esta fase inclui ainda a construção de caixas que auxiliam a passagem das águas pluviais. Ainda de acordo com Angelito Dias Filho, antes da realização dessa obra eram frequentes os alagamentos causados, em sua grande maioria, pelas ligações de esgotos na rede de águas pluviais e vice-versa, provocando os entupimentos. “Esperamos resolver de forma definitiva essa situação que causa, há muitos anos, muitos transtornos para os moradores dessa rua”, afirmou o secretário Angelito Dias.

Vale ressaltar que a obra é realizada com recursos próprios e apesar das dificuldades financeiras enfrentadas pelo município, o prefeito Newton Lima fez questão de buscar soluções para esse problema que a muitos anos vem atormentando a vida dos moradores. “Com essa providência adotada pelo prefeito, os moradores daquela rua foram beneficiados e estarão livres dos riscos de acometimento de doenças, causadas, sobretudo, pela convivência com o esgoto a céu aberto”, concluiu Angelito Dias.