Eduardo Bandeira de Mello é o novo presidente do Flamengo


O Flamengo terá um novo presidente para o triênio 2013-2015. Eduardo Bandeira de Mello, da Chapa Azul, foi o vencedor das eleições do clube, realizadas ao longo desta segunda-feira, na Gávea. O candidato de oposição obteve larga vantagem em relação à segunda colocada, Patricia Amorim, que tentava a reeleição e encabeçava a Chapa Amarela: 1.414 votos, contra 914. Jorge Rodrigues, da Chapa Rosa, acabou em terceiro, com 347 votos. A posse está prevista para acontecer no primeiro dia útil de janeiro de 2013.

Zico, maior ídolo do clube, apoiou declaradamente a chapa de Bandeira de Mello ao longo de todo o período eleitoral.

Luiz Eduardo Baptista, presidente da Sky, será o vice-presidente de planejamento e marketing, e Carlos Langoni, ex-Banco Central, ficará responsável pelo Comitê de Finanças e Reestruturação da Dívida. Há ainda Rodolfo Landim (vice de patrimônio), Alexandre Póvoa (vice de Esportes Olímpicos) Gustavo Oliveira (vice de comunicação), Rodrigo Tostes (vice de finanças) e Claudio Pracownik (vice de Administração e TI).

Eduardo Bandeira de Mello é formado em administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde também realizou MBA Executivo. O novo presidente rubro-negro tem diversos cursos de extensão e especialização no Brasil e no exterior, é profissional do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) há 35 anos, e vai se aposentar já no fim deste ano e, com isso, se dedicará integralmente à sua gestão.

O cargo é voluntário, a missão é enfrentar a pressão de mais de 35 milhões de torcedores e administrar problemas como a dívida superior a R$ 300 milhões, segundo o último balanço.