Ilhéus, a cidade onde os pedestres estão em segundo plano


Uma situação absurda foi flagrada por nós há poucos minutos, na avenida Ubaitaba,  e explicita a necessidade urgente de se fazer um planejamento em relação à mobilidade urbana de pedestres e portadores de dificuldade de locomoção.

Um cadeirante que passava pela citada via, se viu obrigado a ter que invadir perigosamente a rua, em meio a veículos em alta velocidade, para poder dar continuidade ao seu trajeto.

A calçada, que de acordo com o bom senso, é o local onde os pedestres devem transitar, estava completamente tomada com placas, mostruários de mercadorias e uma infinidade de obstáculos.

O acostamento, que poderia ser um lugar menos perigoso para passar, estava obstruído com a presença de caminhões de cargas que estavam sendo descarregados no local.

Não restando alternativa, coube ao cadeirante arriscar a vida em meio aos veículos que transitam na via.

Cremos nós que o próximo gestor tem, entre tantas missões, buscar encontrar uma solução para essa situação. Afinal de contas, a cidade não pode ser planejada tendo em vista apenas os veículos. Se é que há alguma espécie de planejamento nesse setor.