Entrevista com a prefeita eleita de Una, a empresária Diana Rusciolelli


“Estamos entrando para mudar a história de Una”

 Diane Rusciolelli – Prefeita eleita de Una

Eleita a primeira mulher a comandar a Prefeitura de Una, a empresária Diane Rusciolelli, de 34 anos, é também a mais jovem prefeita da história da cidade. Mas apesar da pouca Idade, a nova prefeita de Una acumula uma vasta experiência administrativa na gestão de suas empresas e pretende levar na bagagem esses conhecimentos e ações positivas para a vida pública. Pela frente muitos desafios, já que o município de Una enfrenta sérias dificuldades financeiras e administrativa, entretanto, Diane garante que estar preparada e extremamente segura para assumir o cargo.

 E o trabalho já começou. Mesmo antes de assumir a Prefeitura de Una Diane Rusciolelli já tem buscado parcerias com os governos estadual e federal para implantar na cidade programas e projetos importantes. Tudo isso sem contar com os convênios e parcerias com órgãos como o Derba, e EBDA,  e até com a iniciativa privada para ajudar a recolocar Una nos trilhos do desenvolvimento.

 Nessa entrevista a prefeita eleita de Una explica como surgiu sua candidatura e quais os projetos que já está elaborando para reorganizar a cidade, com investimentos no turismo, na melhoria da qualidade de vida dos moradores da zona rural e na geração de emprego e renda. Diane Rusciolleli também fala da relação que terá com a Câmara de Vereadores e relata quais os critérios que serão levados em conta na definição da sua equipe de governo.

 A senhora é empresária, nunca exerceu cargo público e não tem passado político. Como surgiu essa iniciativa de ser candidata a prefeita de Una? 

 Diane Rusciolelli – Na verdade eu costumo dizer que foi um chamado do Senhor, um projeto de Deus em minha vida. Foi muito por acaso, nada planejado e nesse processo recebi o incentivo da deputada estadual Ângela Sousa, que teve um papel fundamental nessa eleição. Já fui presidente da APAE, onde realizei um trabalho voluntário de ajuda ao próximo e sempre fiz esse papel social como cidadã, através das minhas empresas. Todo mundo de boa índole tem a vontade e o dever de ajudar o próximo, de colaborar com o seu município e de ver o desenvolvimento. E eu sempre fiz esse trabalho. E aí veio a oportunidade política de ajudar a minha cidade, de ajudar o povo de Una.

“A candidatura foi um chamado do Senhor, um projeto de Deus em minha vida…”

P- A cidade atravessa sérias dificuldades financeiras e administrativas e precisa, como se diz no meio político, de um choque de gestão. A senhora se sente preparada para esse desafio de recolocar novamente Una nos trilhos do desenvolvimento? 

 Diane Rusciolelli – Muito preparada e extremamente segura. Estou ansiosa para começar a trabalhar. E já estou trabalhando, antes mesmo de iniciar minha gestão. Tenho buscado parcerias e alternativas para quando nosso mandato iniciar, entrar preparada para administrar a nossa cidade. Muita gente pode achar que estou ausente da cidade, mas é muito mais a ausência física, porque tenho trabalhado muito.  Tenho buscado parcerias com os governos estadual e federal, visitando secretários de estado; estou participando de cursos, de qualificações e de seminários para fazer esse choque de gestão e administrar bem o nosso municipio.

PEssa é a primeira vez que o município de Una elege uma mulher como prefeita. E a prefeita mais jovem da história de Una. Qual o diferencial que a senhora, como mulher, vai trazer para administrar a cidade? 

 Diane Rusciolelli  – A sensibilidade, sem deixar de lado a razão. Acredito que a sensibilidade, junto com a razão, vai fazer a diferença e vai possibilitar uma visão mais ampla, mais moderna e com muito mais possibilidade de acertarmos. Ao longo do tempo adquirimos  experiência administrativa nas nossas empresas e vamos levar esses conhecimentos para ajudar a administrar o município. E tenho a certeza que vai dar muito certo porque o gestor tem, antes de tudo, que saber administrar, tem que saber organizar as equipes e controlar as finanças e isso temos feito no dia a dia e vamos levar para a vida pública.

“Já estou trabalhando, antes mesmo de iniciar minha gestão”

  P- Apesar dos 5.090 votos, sua coligação elegeu apenas três dos 11 vereadores. Como será a sua relação com a Câmara Municipal? 

 Diane Rusciolelli – Tenho certeza que será ótima, porque tenho um bom relacionamento com todos os vereadores eleitos.  Assim como nós, eles foram escolhidos como representantes do povo. As diferenças aconteceram durante a campanha e serão gradativamente vencidas.  Agora o interesse é um só, desenvolver Una. E tenho certeza que iremos trabalhar juntos para fazermos as transformações e as melhorias que a nossa cidade precisa.

 P- A sua chapa majoritária, formada pelo PSD/PT, tem uma ligação direta com os governos estadual e federal. De que forma essa parceria pode trazer benefícios para o município de Una?  

 Essa relação com os partidos e lideranças das bases dos governos estadual e federal vai contribuir muito com a nossa gestão. Vai abrir muitas portas para a gente. O Governo do Estado tem um compromisso com Una, o nosso vice prefeito Nildo Som, um homem honrado e comprometido com o povo, é do PT, do governador Wagner e da nossa presidenta Dilma. Assim como eu faço parte do PSD, do Vice Governador Otto Alencar, que também é secretário de Infraestrutura, que vão contribuir muito com o desenvolvimento da cidade. E esta parceria já iniciamos antes mesmo de assumirmos a Prefeitura, como é o caso da liberação da pavimentação asfáltica da rodovia Una-Colônia, uma antiga reivindicação dos moradores, que será iniciada em breve, já fruto das nossas reivindicações junto ao Governo do Estado e com o apoio incondicional da deputada estadual Ângela Sousa e do Deputado Paulo Magalhães. Também estamos conseguindo a iluminação de Lençóis da Praia e estamos firmando algumas parcerias com alguns órgãos como a Ceplac para o paisagismo da cidade. Enfim, estamos trabalhando incansavelmente e estou 24 horas antenada buscando o melhor para o município.

P- Uma das propostas de campanha foi administrar Una com compromisso, responsabilidade, honestidade e transparência. De que forma acontecerá essa transparência, tão necessária nos municípios brasileiros ? 

 Diane Rusciolelli – Primeiro que transparência já é lei e deve ser cumprida, independente da vontade do gestor. Mas já era o nosso propósito e acredito que essa transparência deve ser incentivada. Muita gente têm uma visão distorcida de que a Prefeitura é um rio de dinheiro. Mas não é bem assim. Existem leis, normas, a lei de responsabilidade fiscal está aí e tem que ter muito comprometimento e muita responsabilidade com os recursos públicos. É bom que a comunidade acompanhe. Vamos estar colocando na mídia, prestando contas das nossas ações e estou muito confiante que as pessoas vão acompanhar a gestão

 Outro compromisso de campanha foi a geração de emprego e renda, atraindo empresas para o município. Que tipo de empresas a senhora pretende atrair para o município e qual o atrativo para que essas empresas se instalem de fato na cidade ?

Diane Rusciolelli – Vamos incentivar, antes de tudo, os agronegócios para gerar emprego renda para os moradores, principalmente da zona rural, onde é visível o êxodo de jovens em busca de oportunidades e alternativas. Temos projetos, por exemplo, de buscar a instalação de fábrica de vassouras, de chocolates, de doces, enfim de pequenos negócios que acabam gerando empregos. Assim como a gente tem buscado investimentos na área do turismo.

“A cidade precisa estar na rota do turismo”

 P- Una tem um grande potencial turístico, mas a gente sente que a cidade está abandonada. Quais as medidas emergenciais para que o município possa viver uma nova era na área do turismo? 

 Diane Rusciolelli  – Melhorar o máximo possível a aparência do município. Para isso estamos firmando uma parceria com a Ceplac para realizar todo o paisagismo da cidade. Além disso há a necessidade maior da divulgação de Una como destino turístico. A cidade precisa estar na rota do turismo. Una é uma cidade bonita, tem belas praias, florestas.  Mas é preciso mostrar, divulgar esse potencial e além disso, oferecer estrutura, logística e melhoria de acesso as praias. Outro ponto importante será o incentivo ao turismo ecológico. Una tem, muitas florestas que precisam ser exploradas de forma turística.

 P -Apesar de ser empresária, a educação foi um dos setores que recebeu uma atenção especial da senhora durante a campanha. Quais são as medidas que serão adotadas, a curto prazo, para melhorar o ensino público em Una ? 

 Diane Rusciolelli – Incentivar os alunos a estudarem mais através das olimpíadas, gincanas e eventos culturais, capacitar os profissionais de educação e vamos tentar implantar o ensino integral nas escolas de Una, com recursos próprios do município. E vamos inicialmente esse projeto com as escolas que atendem as crianças mais carentes. Vamos iniciar esse trabalho com um projeto piloto nos distritos e a partir daí vamos expandir para outras escolas.

P- Os distritos e vilas de Una estão abandonados e durante a campanha a senhora fez questão de dar uma atenção especial para a zona rural. O que será feito para garantir mais serviços, qualidade de vida e dignidade para os moradores da zona rural ? 

 Diane Rusciolelli – Inicialmente vamos cuidar da melhoria das estradas para garantir o escoamento da produção e assegurar o direito de ir e vir dos moradores da zona rural. E já fizemos contatos com o secretário estadual de Infraestrutura, o vice-governador Otto Alencar, que estará nos ajudando nesse trabalho de melhoria do acesso aos distritos. Também já conversamos com a direção do Derba, e já conversamos com os prefeitos eleitos das cidades vizinhas para garantirmos a manutenção das estradas e todos se mostraram dispostos ajudar nessa tarefa que não será nada fácil. Una tem uma zona rural muito extensa, é um município agrícola e esse setor merece uma atenção especial.

 P – Quais os critérios para definição da sua equipe de governo ? 

 Diane Rusciolelli – Na verdade, a equipe está praticamente montada. E eu estou muito à vontade porque durante a campanha não foi feito nenhum compromisso, acordo ou promessa de secretaria, por isso estou tranqüila para fazer essa escolha. As pessoas ficam às vezes ansiosas querendo saber logo os nomes dos secretários, mas é preciso ter calma porque estamos avaliando antes de tudo a capacidade de cada um. E os critérios que estamos observando para a composição da nossa equipe de governo é a honestidade, o histórico de vida das pessoas, a idoneidade e a identificação com as áreas que vão atuar e estamos tendo o cuidado de convidar pessoas de cada área que vão gerir.

 P- E pra concluir, Una terá então um governo verdadeiramente transparente, responsável e voltado para o desenvolvimento?  

 Com certeza. Nós estamos entrando para mudar a história de Una e garantir uma gestão responsável, comprometida com o desenvolvimento do município. Só peço que as pessoas tenham um pouco de paciência. Às vezes eles não estão me vendo em Una e acham que abandonei a cidade depois da eleição. E não é isso. Pelo contrário. Nós estamos trabalhando muito, buscando parcerias, desenvolvendo projetos e buscando alternativa para iniciarmos a partir de 1º de janeiro de 2013 a melhor gestão que a cidade já teve. E isso não posso construir sozinha. Precisamos unir as forças: o povo, a prefeita, o vice prefeito, os vereadores para reconduzir Una ao lugar de destaque entre os grandes municípios da  Bahia. Com fé em Deus lograremos êxito nesse desafio e viveremos dias melhores e felizes em nosso amada Una.