Usado como “símbolo anti-cotas”, Barbosa é defensor ferrenho delas


Circula nas redes sociais muitas imagens do presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, como espécie de ícone anti-cotas. Tais postagens geralmente afirmam que Barbosa, sendo negro, não precisou das cotas para chegar ao posto que ocupa hoje.

Acontece que os autores dessas postagens não divulgam que o presidente do STF, além de ter votado a favor das cotas nas universidades públicas, é o autor do livro “Ação Afirmativa & Princípio Constitucional da Igualdade. O Direito como Instrumento de Transformação Social”, lançado em 2001, onde ele defende abertamente a aplicação do sistema de cotas no Brasil.

O próprio ministro foi bolsista em instituições acadêmicas dos EUA (Fundações Ford e Fullbright) que utilizam o sistema de cotas como parte de políticas afirmativas, as quais inclusive, permitiram que o jovem Barack Obama viesse a se tornar o atual presidente dos EUA, como lembrou o próprio Barbosa em sua posse como presidente do STF.

“É natural que as ações afirmativas sofram um influxo de forças contrapostas e atraiam resistência da parte daqueles que historicamente se beneficiam da discriminação de que são vítimas os grupos minoritários”, declarou.