Ação e reação


“Para toda ação, existe uma reação”. Essa lei física possui variados níveis de aplicabilidade e entendimento. Muitas situações podem ser entendidas com clareza, caso resolvamos utilizar tal lei como parâmetro analítico. Muitos problemas, pessoais ou coletivos, poderiam ser resolvidos caso ela fosse levada à risca com um pouco de constância.

Vejamos, em Ilhéus, de acordo com muitas reclamações que recebemos, os serviços de transporte coletivo não atendem satisfatoriamente as necessidades da população. São inúmeras as críticas relacionadas com a falta de ônibus para determinados itinerários, estado de conservação dos veículos em algumas linhas, irregularidades em relação aos horários e a quantidade reduzida de linhas para alguns bairros, distritos e povoados.

Tal problema suscitou uma natural consequência: a disseminação de meios alternativos de transporte, já que o existente não atende com a qualidade esperada a crescente demanda. Muita gente prefere recorrer aos serviços de um motoboy do que ter que esperar pacientemente nos pontos, muitas vezes para pegar um ônibus lotado. Os mesmos motivos fazem com que as pessoas se utilizem dos veículos de lotação, ilegais, porém em muitas circunstâncias, (depois da meia-noite por exemplo), mais eficazes do que os ônibus urbanos.

A qualidade de vida da população, que obviamente dialoga com a questão da mobilidade urbana, não pode ser refém da lógica do lucro. Logo, o prefeito eleito deveria começar a repensar esse serviço na cidade, já que é mais do que evidente, as empresas que o exploram  não estão cumprindo com suas funções, apesar do alto preço das passagens.  Estamos de olho.