Polo de Ilhéus: infraestrutura ruim afasta mais de 20 empresas por ano


A solução dos problemas de infraestrutura e logística da região de Ilhéus, no Sul da Bahia, poderia aumentar em 50% o número de empresas instaladas no Polo de Informática, dentro de um ano. Em outras palavras, pelo menos 22 empresas deixam de se instalar na região todo ano por conta de problemas como a inexistência de um aeroporto adequado para transportar cargas, a necessidade de reforma e ampliação do porto, a inexistência de um projeto-piloto para o polo industrial e a má qualidade das estradas de acesso.

A  afirmação é do presidente da Associação das Indústrias de Eletroeletrônicos, Telecomunicações e Informática do Polo de Ilhéus (Assipi), Christian Dunce, sócio proprietário da empresa Daten Tecnologia, que atua na região. Hoje, há no polo cerca de 45 empresas de informática, eletroeletrônicos e telecomunicações. “O polo viveu um momento de ápice em 2008, mas após a crise econômica mundial, em 2009, passou por um período de esquecimento.

Hoje, depende de melhorias na infraestrutura para voltar a crescer”, observa Dunce. Com a crise, cerca de 20% das empresas instaladas no local fecharam as portas. O empresário proferiu palestra no encontro Cenário de TI na Bahia: Perspectivas e Oportunidades, realizado ontem na Federação das Indústrias do Estado da Bahia.( Correio da Bahia)