Projeto de Mobilização realiza trabalho de prevenção e combate à dengue em Ilhéus


Uma série de ações está sendo desenvolvida esta semana em Ilhéus como parte do Projeto de Mobilização Social para a Prevenção e o Controle da Dengue no Estado da Bahia, um trabalho conjunto realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem). O trabalho tem como objetivo principal intensificação de ações e cuidados para eliminar os criatórios do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.

Como parte dessas ações, na segunda-feira (19), técnicos da Sesab e da Flem se reuniram, pela manhã, com as coordenadoras municipais do Projeto de Mobilização Social para a Prevenção e o Controle da Dengue para alinhamento e definição dos trabalhos. No turno da tarde o encontro foi com o secretário da Saúde, Ronaldo Lavigne. Na sequência, na terça-feira (dia 20), o grupo percorreu os bairros da cidade que ultimamente têm apresentado maior índice de infestação. Nesta quinta-feira (22) ocorrerá a Oficina de Articuladores com a equipe que atua diretamente no combate à dengue no município.

Desde 2010 que Ilhéus participa do Projeto de Mobilização Social para a Prevenção e o Controle da Dengue no Estado da Bahia, implementando uma série de ações para o combate à doença. O Projeto faz parte de um esforço conjunto das secretarias Estadual e Municipal de Saúde, além da Flem, devido à cidade ser considerada pelo Ministério da Saúde como prioritária no Plano Nacional de Prevenção e Controle da Dengue. Atualmente o Projeto de Mobilização Social contra a Dengue assiste a um total de 23 municípios: Alagoinhas, Camaçari, Serrinha, Conceição de Coité, Itaberaba, Jacobina, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Simões Filho, Valença, Vitória da Conquista, Bom Jesus da Lapa, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Itabuna, Jequié, Porto Seguro, Salvador, Senhor do Bonfim e Teixeira de Freitas.

De acordo com o Comitê Estadual de Prevenção à Dengue, 10 municípios baianos, incluindo Ilhéus, estão em estado de alerta. São eles: Feira de Santana, Guanambi, Salvador, Itabuna, Jacobina, Jequié, Senhor do Bonfim, Serrinha e Teixeira de Freitas. Juntos, eles correspondem a 44,8% dos casos da doença em todo o Estado. Para reduzir esses índices de infestação da dengue na cidade, equipes de endemias da Secretaria da Saúde estarão visitando os locais mais afetados, fazendo uma campanha de conscientização dos moradores e utilizando as máquinas de fumacê para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Na avaliação do secretário de Saúde, Ronaldo Lavigne, o trabalho dos técnicos é importante, mas a participação da comunidade no combate à dengue, fazendo a sua parte e tomando as devidas precauções para evitar a proliferação do mosquito ainda é a principal arma no combate à doença.