Porto Sul só fica pronto depois de 2014


 A expectativa de inaugurar pelo menos a primeira etapa do Porto Sul, na localidade de Aritaguá, no município de  Ilhéus, até o final de 2014 foi descartada pelo governo da Bahia. O Estado recebeu a licença prévia (LP) do empreendimento na última quarta-feira, mas a construção do complexo, cuja primeira etapa tem prazo de obras de 24 meses, só deverá ser iniciada no próximo ano, depois que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Ibama) liberar a licença de instalação.

Parte do maior projeto de infraestrutura do Estado, que envolve ainda a construção da Ferrovia Oeste-Leste, a primeira etapa da obra do complexo portuário é o Terminal Privativo da Bahia Mineração (Bamin). Ele vai escoar o minério de ferro produzido em Caetité. No total, serão investidos mais de R$ 6 bilhões.

Durante as etapas de audiências públicas, o presidente da Bamin  José Francisco Viveiros, chegou a declarar que ainda esperava pela possibilidade de começar as obras ainda este ano, mas disse que trabalhava também com a hipótese de começar a exportar o minério de ferro somente a partir de 2015.

Durante uma visita às obras da Fiol, em abril, Viveiros se disse frustrado com o andamento do projeto e lamentou eventuais prejuízos com o atraso, provocados pelas variações no preço do minério de ferro no mercado internacional. ( Informações do Jornal A Tarde )