Odontomóvel realiza atendimentos em novembro


A higiene bucal é necessária para todas as pessoas manterem a saúde de seus dentes e boca e é considerada a melhor forma de prevenção de cáries, gengivite, periodontite e outros problemas além de ajudar a prevenir o mau-hálito e doenças mais graves como o câncer de boca. Na última década, o Brasil avançou muito na prevenção e no controle de doenças bucais. Contudo, a situação de adolescentes, adultos e idosos está entre as piores do mundo. E mesmo entre as crianças, problemas gengivais e dificuldades para conseguir atendimento odontológico persistem.

Para mudar esse quadro o governo municipal de Ilhéus conta com um programa chamado Odontomóvel. Este serviço na área de saúde bucal realiza atendimento odontológico de qualidade através das unidades móveis odontológicas denominadas de Odontomóvel. O trabalho descentralizado é realizado por dois ônibus equipados e tem como foco as comunidades da zona rural. Esta foi uma das estratégias encontradas pela atual gestão municipal, para facilitar o acesso desse e de outros serviços de saúde para a população que vive em locais mais distantes do centro da cidade.

O odontomóvel já iniciou os atendimentos de novembro no bairro São Miguel e na Associação de Moradores do Nossa Senhora da Vitória. Na quinta e sexta-feira desta semana, dias 8 e 9, o ônibus atenderá na garagem da empresa de ônibus São Miguel. Prosseguindo com a programação, a equipe da Secretaria de Saúde contemplará ainda as localidades da Avenida Uruguaiana (12 e 13), Peti – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – da Barra (14), Olivença (19 e 20), Rua do Mosquito (21 e 22) e Igreja Renovada Palavra Viva na Barra (23).

Para finalizar os atendimentos de novembro, a unidade móvel atenderá o bairro Ilhéus II (dias 26 e 27), Escola Barra de Itaípe na Vila Militar (dia 28) e o bairro Princesa Isabel (29 e 30). Os atendimentos são realizados das 8 às 17 horas, período em que a equipe, formada por cirurgião-dentista e auxiliares realiza tratamento dentário de baixa e média complexidade, auxílio preventivo com aplicação de flúor, palestras e distribuição de material informativo.