Apresentações gratuitas marcam Dia Nacional da Cultura em Ilhéus


O público regional lotou o auditório do Teatro Municipal de Ilhéus em duas noites seguidas para conferir a apresentação do espetáculo “… Ou Isso”, do Balé Teatro Castro Alves (BTCA). A trupe esteve em Ilhéus nos dias 6 e 7 para comemorar o Dia Nacional da Cultura, que em Ilhéus foi celebrado graças a uma parceria entre a Prefeitura Municipal, através da Fundação Cultural, com o BTCA, o Teatro Castro Alves, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult).

“…Ou Isso” estreou em agosto, na Sala Principal do Teatro Castro Alves, circulou por diversos teatros da capital baiana, pelo Teatro Cidade do Saber, em Camaçari e chegou a Ilhéus, onde foi apresentado em duas sessões totalmente gratuitas. No palco, 25 bailarinos apresentaram um belo espetáculo que remete à tradição das danças de salão, livremente inspirado na obra de Manoel de Barros, um dos principais poetas contemporâneos do Brasil.

Além de celebrar o Dia Nacional da Cultura, as apresentações marcaram também as comemorações pelo título Cidade Baiana da Cultura 2012, que Ilhéus recebeu que no segundo semestre durante evento promovido pela Expo Eventos. Para o presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso esta iniciativa possibilitou ao público da região acesso a um espetáculo com qualidade técnica e artística indiscutível, “comemorando de uma forma ímpar e aproximando a população de um trabalho premiado, revertido de uma linguagem que reúne dança, teatro, poesia, música”.

O espetáculo de dança “…Ou Isso”, dos premiados coreógrafos Jomar Mesquita e Rodrigo de Castro, tem Direção Coreográfica de Jomar Mesquita e Direção Artística de Jorge Vermelho. Para realização do projeto de circulação em Ilhéus, a Prefeitura de Ilhéus, através da Fundação Cultural, contou com o apoio do Ilhéus Praia Hotel, Faculdade de Ilhéus, Biboka Lanchonete e Restaurante, TV Santa Cruz, Gabriela FM, Diário de Ilhéus e imprensa regional.