Prefeito de Ilhéus discute com Embasa a ampliação de abastecimento


O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, se reuniu nesta quarta-feira (31-10), em Salvador com o Diretor de Operação e Expansão Sul da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), Carlos Alberto Pontes, e a superintendente para a região Sul, Rita de Cássia Bonfim, para tratar de assuntos relativos à expansão dos serviços de distribuição de água em Ilhéus. Durante o encontro, foram apresentados os projetos que estão em análise na Prefeitura e os que estão aprovados, de modo especial ao longo da BR-415, nos bairros do Banco da Vitória, Vila Cachoeira e Salobrinho.

Segundo o prefeito, sua preocupação mais imediata é o atendimento as 1.300 unidades residenciais do projeto Minha Casa, Minha Vida, que serão entregues aos selecionados até o final do mês de novembro. Em resposta à solicitação, a direção da Embasa se comprometeu em iniciar, ainda nesta segunda-feira (5) a ligação do conjunto habitacional na rede existente, enquanto aguarda a aprovação do projeto pelo Derba, para a ampliação da rede, com a finalidade de prestar um melhor atendimento.

O prefeito de Ilhéus também apresentou outros projetos, os quais já foram aprovados e licenciados pelo município, bem como os que estão projetados, porém, ainda não aprovados, a exemplos dos localizados no litoral – no distrito de Aritaguá e de Olivença, e, especialmente, os que estão localizados ao longo da BR-415. “A cada dia aumenta a nossa demanda pelos serviços de abastecimento de água, que vem se tornando um gargalo para novos investimentos e o consequente desenvolvimento do nosso município”, avaliou.

Segundo os estudos realizados pela Prefeitura, os projetos de infraestrutura e logística que serão implantados já apresentam reflexos no crescimento do município, com a implantação de novos empreendimentos, tanto empresariais como habitacionais. Para a concretização, a município conta com a participação direta do Estado, de modo especial na implantação da estrutura básica, como fornecimento de água e energia elétrica, segurança, saúde, educação, assistência social e mobilidade urbana, para que esse crescimento seja ordenado, melhorando a qualidade de vida dos ilheenses.

Lembrou Newton Lima, que as comunidades afetadas direta e indiretamente com o projeto do Complexo Intermodal do Porto Sul tiveram participação efetiva com os técnicos de diversas secretarias estaduais no levantamento das demandas e definição das prioridades de cada localidade. “Os técnicos de todas as secretarias da prefeitura, participaram, juntamente com o Ibama, da construção do Caderno de Investimento, que faz parte do licenciamento ambiental do projeto e agora esperam que os compromissos assumidos sejam, finalmente honrados pelos poderes públicos”, disse o prefeito.

Para atender a demanda iminente de Ilhéus, ficou decidida a realização de uma reunião com a participação dos empreendedores, com a finalidade de definir a participação dos poderes públicos e da iniciativa privada, tanto na elaboração dos projetos como na execução dos mesmos. “Existem grandes possibilidades de podermos realizar parcerias, o que viria a facilitar a implantação das obras e serviços”, concluiu o prefeito Newton Lima.