Sedir e CAR participam da 25ª Exposição Agropecuária de Ipiaú


A Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir) e a CAR (Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional) participam, no período de 20 a 28 deste mês, no Parque de Exposições José Thiara, a 353 quilômetros de Salvador, da 24ª Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial do município de Ipiaú e Região.

O evento, que reúne produtores rurais e vários técnicos ligados à agricultura familiar, quer fortalecer a produção e a comercialização de produtos agropecuários em busca do desenvolvimento sustentável. A Exposição traz novamente  este ano como parte integrante do evento a 6ª Feira Itinerante da Agricultura Familiar com a participação de expositores de cidades circunvizinhas que trouxeram seus produtos para comercialização na área do Parque de Exposições José Thiara.

A 24ª ExpoIpiaú tem o apoio do Governo do Estado, Federação da Agricultura do Estado da Bahia, Prefeitura Municipal de Ipiaú, de várias empresas e do SEBRAE, sendo realizado pela Aproleite e Sindicato Rural de Ipiaú. São também parceiros do evento o SENAR, Banco do Nordeste, ADAB, EBDA, SEAGRI, Banco do Brasil, ACI e CEPLAC, entre outros.

Durante a ExpoIpiaú, acontecem o 1º Leilão de Gado Girolando, a inauguração do Hipódromo Antônio Ferreira Pimentel, cavalgada, cursos, palestras técnicas, Feira de Animais, Ranking de Raça, equiprovas, rodeios e shows musicais.

A economia de Ipiaú, como a de toda a região cacaueira, tem por carro chefe a lavoura do cacau. A indústria está em expansão, destacando-se duas fábricas de polpas de suco e, em 2008, um grupo australiano de mineração se instalou próximo ao município e vem explorando níquel na região. Destaca-se ainda a pecuária extensiva, respaldada pelo rico solo massapê.