35 líderes de facções e 19 fuzis são localizados em cerco fechado contra traficantes



O cerco fechado contra traficantes de drogas envolvidos com homicídios resultou na localização de 35 líderes de facções e 19 fuzis, em 2024. Um balanço das ações de inteligência e repressão qualificada foi apresentado na manhã desta terça-feira (23), no Centro de Operações e Inteligência (COI) da Secretaria da Segurança Pública.

O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, ressaltou em sua apresentação, a intensificação nos bairros de Periperi, Vila Verde e Lobato. Um fuzil, uma submetralhadora, pistolas, cerca de 80 carregadores e coletes balísticos foram localizados com cinco criminosos.

“Importante destacarmos também as lideranças encontradas. Entre os 35 localizados em 2024, número superior a todo o ano passado quando 33 acabaram alcançados, 10 integravam o Baralho do Crime da SSP. Cinco destes foram localizados em outros estados”, acrescentou Werner.

O comandante-geral da PM, coronel Paulo Coutinho, enfatizou que o Estado não permitirá que a população fique refém de criminosos. “Seguiremos atuando com firmeza e ao lado das comunidades. Não permitiremos que os mais humildes sejam oprimidos”, completou o oficial.

O trabalho de inteligência foi enfatizado pela delegada-geral da PC, Heloísa Brito. “Capturamos foragidos da Justiça em outros estados. Não adianta se esconder fora da Bahia, pois nós iremos atrás de cada um”, completou a delegada.

Adélia Pinheiro lança pré-candidatura à prefeita de Ilhéus no próximo sábado (27)


Ministro Rui Costa e a médica e professora, Adélia Pinheiro. Foto divulgação.

A médica e professora Adélia Pinheiro, 59 anos, lançará a sua pré-candidatura à prefeita de Ilhéus no próximo sábado (27), às 9h, no Centro de Convenções da cidade, localizado na avenida Soares Lopes. Ex-secretária estadual de Ciência e Tecnologia, de Saúde e de Educação (nos governos de Rui Costa e Jerônimo Rodrigues), Adélia se lança como importante e forte alternativa para a eleição deste ano.

Professora aposentada da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), instituição onde foi reitora por dois mandatos, a pré-candidata pela Federação Brasil da Esperança (PT, PV) prepara um grande evento para os ilheenses.

Além da população, o encontro terá as presenças da militância e de lideranças locais, de deputados federais e estaduais e de gestores do Governo do Estado da Bahia. A candidatura de Adélia está movimentando o cenário político de Ilhéus. Com vasta experiência e capacidade comprovada por onde passou como gestora, ela poderá ser a primeira mulher a governar Ilhéus, em quase 500 anos de história do município.

“Minha cidade me chama e sinto que este é o momento. Amo ilhéus e toda minha história foi construída aqui. Por isso tenho a certeza de que posso, e devo, contribuir para o seu desenvolvimento”, destaca Adélia Pinheiro. “A cidade precisa de uma nova liderança para, com propostas, planejamento gestão promover uma transformação e levá-la ao patamar de sistentabilidade, desenvolvimento social, e econômico, com geração de emprego e renda e oportunidade para todos. É isso que a população tanto almeja e merece”.

Plano de Governo Participativo – A pré-candidata destaca as potencialidades da cidade para o turismo, a agricultura, logística e para a indústria, sobretudo de chocolate e de tecnologia da informação. Com um Plano de Governo Participativo (PGP) em construção com diversos segmentos sociais, Adélia planeja uma transformação para o município, com foco no bem estar e cuidado com as pessoas. Uma mudança com gestão inovadora, para promover uma virada de chave em Ilhéus.

“Estamos planejando um novo pensar sobre a cidade, com muito estudo e carinho, em um processo de escuta nunca visto por aqui. Acredito que ninguém conhece mais a cidade, os seus problemas e soluções, do que os próprios ilheenses”, garante a professora.

“O desenvolvimento de Ilhéus passa inevitavelmente pela resolução de entraves que há décadas dificultam os seus avanços. Exemplos disso são os maus serviços prestados nas áreas de transporte, saúde e educação, as debilidades na infraestrutura e o abandono do patrimônio histórico da cidade”.

Trajetória – Filha de um casal de professores, Adélia Pinheiro teve toda sua vida estudantil em Ilhéus. Foi para Salvador estudar medicina na Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde também fez residência em Medicina Social e mestrado em Saúde Coletiva. Doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP), Adélia é professora aposentada da UESC, onde foi Reitora nos exercícios 2012-2015 e 2016 -2019. Foi Secretária Estadual de Ciência e Tecnologia; de Saúde entre fevereiro e Dezembro de 2022; e de Educação, de Janeiro de 2023 a abril de 2024.

Ao lado da comunidade do Iguape, Bebeto Galvão participa de reinauguração de espaços esportivos do bairro


Defensor da prática esportiva como ferramenta para a integração e coesão social, o vice-prefeito e pré-candidato Bebeto Galvão (PSB) participou no último domingo (21) da reinauguração do campo de futebol e da quadra de futevôlei no Iguape. O gestor foi acolhido pelos moradores, que comemoraram a entrega dos espaços.

As melhorias fazem parte da articulação do vice-prefeito para assegurar lazer e qualidade de vida, especialmente às comunidades periféricas.

“A cidade precisa ser dotada de áreas esportivas, a fim de garantir a prática das mais diversas modalidades. É fundamental que nós tenhamos uma política municipal voltada ao esporte com condições orçamentárias, aportando investimentos significativos para a nossa juventude, descobrindo novos talentos e impulsionando as suas respectivas carreiras”, ressaltou.

Após ouvir as demandas da comunidade, Bebeto reforçou a necessidade de projetos de incremento de ações sociais. “Essa é uma das grandes preocupações que apresento, uma vez que dialogo com desportistas do município e especialistas da área que questionam a ausência de uma política de esportes e de um fundo capaz de estimular a prática esportiva entre a nossa juventude”.

Bebeto marcou presença acompanhado de lideranças comunitárias e atletas do bairro.

Crianças de projeto social recebem visita da escritora ilheense Elisa Oliveira


O Dia Nacional do Livro infantil é celebrado em 18 de abril.De acordo com o calendário voltado ao mês da literatura para as infâncias, o Centro de Humanização e Ação Social (CHEAS) reuniu as crianças atendidas pela instituição para um bate-papo e contação de histórias com a educadora e escritora Ilheense, Elisa Oliveira.

A ação teve o objetivo de aproximar as crianças e adolescentes dos livros e da leitura. “Quer seja como educadora ou escritora, sou ponte entre o livro e o leitor. Faço questão de aproximar as crianças dos mais diversos temas, especialmente os filosóficos, que convidam a pensar sobre seu cotidiano”, explica Elisa.

A autora tem 18 livros publicados, sendo nove didáticos de filosofia para as infâncias e a outra metade de literatura filosófica e antirracista.

Ação Social

O CHEAS é localizado no bairro Vila Nazaré e atende a crianças locais e do entorno. Reforço escolar, capoeira, oficina de leitura, futebol, atividades artísticas e culturais são algumas das atividades realizadas por voluntários.

Instituição CHEAS

A instituição é dirigida pela psicóloga Maria Inês da Costa Carvalho de Jesus, não tem fins lucrativos e é mantida com esforço e ajuda de voluntários há mais de 30 anos, atendendo a um grande número de famílias da localidade.

Em quase 40 anos já fizeram diversas atividades, inclusive a contratação de quase 100 moradias, creche para bebês, escola, corte costura. Diversas oficias pedágócas, ações básicas de saúde, melhoria nutricional, entre outras.

Hoje, por causa das dificuldades financeiras para a manutenção do projeto, as atividades estão mais restritas. Mas são muito importantes para a comunidade.

Vamos ajudar!

O PIX:
CNPJ:
40.739.096/0001-29

Bento convoca pré-candidatos a vereador para engajarem na campanha majoritária


Bento Lima, pré-candidato a prefeito de Ilhéus pelo PSD, reuniu-se com os pré-candidatos a vereador do partido para discutir estratégias de engajamento na campanha majoritária. O encontro, que contou com a presença do prefeito e presidente do PSD, Mário Alexandre, teve como objetivo destacar a importância da união e do trabalho em equipe para alcançar o sucesso nas eleições.

Durante o café da manhã no Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos, os pré-candidatos participaram de uma palestra sobre legislação eleitoral e estratégias para a pré-campanha, ministrada pela Dra. Janaína Araújo. Ficou evidente a necessidade de cada um contribuir de forma significativa para o futuro de Ilhéus.

Bento agradeceu o apoio do senador Otto Alencar, presidente estadual do PSD, e enfatizou a importância da unidade e da colaboração de todos os envolvidos. Ele ressaltou que juntos, como um grupo coeso, poderão conquistar a confiança do povo de Ilhéus e seguir em frente rumo ao progresso da cidade.

A mensagem central do encontro foi a força e determinação do PSD-Ilhéus, liderado por Bento, em busca de uma cidade ainda mais próspera. Cada pré-candidato foi lembrado do seu papel fundamental nessa jornada eleitoral, mostrando que juntos são mais fortes e capazes de alcançar grandes objetivos.

Embasa se reunirá com moradores do Pontal para explicar sobre as obras de saneamento


Vereador Augustão ( PDT).

Por solicitação do vereador Augustão, a Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa) estará se reunindo nesta quinta-feira(25) com a comunidade do bairro do Pontal e adjacências para explicar sobre os serviços que estão sendo feitos no local e apontar as medidas que devem ser adotadas para evitar os transtornos durante o período dos trabalhos. O encontro acontecerá às 18 horas no salão paroquial da Igreja de São João Batista e será aberto a toda a comunidade.

Augustão informou que a obra já se arrasta por vários meses e, embora sendo um serviço importante e necessário, tem causado diversos transtornos, como ruas interditadas, danificação do calçamento e alagamentos. “Por isso, é preciso que a Embasa e as empresas contratadas para a realização desses serviços venham informar à população o que está acontecendo, o que vem sendo feito e o prazo para a conclusão dessas obras”, justificou o vereador.

Ainda de acordo com Augustão, é preciso que a comunidade se organize e participe da reunião, para ajudar a cobrar das empresas e dos órgãos públicos responsáveis as respostas que a população tanto precisa. “Quero aqui agradecer à Embasa pela disponibilidade de promover esse encontro com a comunidade e reafirmar o convite para que todos participem, possam apresentar suas dúvidas, expor seus transtornos, os problemas causados e ajudem a buscar juntos soluções para que as obras não se arrastem mais por tanto tempo”, finalizou Augustão.

Homem em situação de rua em busca de familiares


Edisio busca familiares no município de Boa Nova.

Um homem chamado Edisio Paixão dos Santos, de 44 anos, encontra-se em situação de rua no bairro Jardim Savóia, em Ilhéus. Apesar de sua educação, ele apresenta sinais de confusão mental. Edisio foi abordado pelo jornalista Jamesson Araújo, do Blog Agravo, e revelou ser natural do povoado de Valentim, município de Boa Nova, próximo a Ipiaú.

De acordo com Edisio, seus pais são Orenice Paixão dos Santos e José Jesus Leal, e ele passou um tempo em São Paulo antes de chegar a Ilhéus.

Se você tiver alguma informação sobre seus familiares de Edisio, por favor, entre em contato através do whatsapp (73) 98836-3534.

Homem é preso em flagrante após se passar por professor da UFSB


Um indivíduo foi detido em flagrante sob a acusação de se fazer passar por professor na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Teixeira de Freitas, no extremo sul do estado. A prisão ocorreu nesta segunda-feira (22) dentro da própria instituição de ensino.

Após prestar depoimento, o indivíduo foi liberado, mas enfrentará acusações por falsa identidade. De acordo com a 8ª Coordenadoria Regional de Polícia (Coorpin/Teixeira de Freitas), o suspeito utilizava um perfil fictício nas redes sociais, no qual afirmava ser mestre e doutor em Ciência da Computação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

Na mesma plataforma, ele se denominava como professor na UFSB. As investigações policiais revelaram que ele teria praticado o mesmo crime em outra universidade.

A equipe da Polícia Civil entrou em contato com as instituições de ensino da região e realizou buscas na plataforma acadêmica Lattes, confirmando que todas as declarações do suspeito sobre ser um docente universitário eram falsas.

Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir de quarta-feira


Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber a primeira metade da parcela do 13º salário, a partir desta quarta-feira (24). Em geral, a primeira parcela do abono anual, também conhecido como 13º dos beneficiários da Previdência Social, ocorre em agosto de cada ano.

No mês passado, o governo federal determinou a antecipação do pagamento das duas parcelas do 13º salário a 33,6 milhões de beneficiários. De acordo com dados da folha de pagamentos, o volume de recursos só com a primeira parcela do benefício injetará R$ 33,68 bilhões na economia brasileira.

O valor antecipado corresponde a 50% do total do abono anual e sobre a primeira parcela não incide desconto de Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF). Nos casos em que é possível a cobrança, o imposto será descontado somente na segunda parcela do 13º.

Calendário


O calendário de pagamentos leva em conta o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço, também chamado de Número de Identificação Social (NIS).

O dinheiro será depositado junto com o benefício referente ao mês de abril, pago entre 24 de abril e 8 de maio. Os segurados com benefício com dígito final 1 e que ganham até um salário mínimo vigente (R$1.412) serão os primeiros a receber e, assim, por dia diante. A segunda parcela do 13º salário do INSS de 2024 será paga com os benefícios regulares de maio, creditado entre o fim de maio e o início de junho.

Quem tem direito

Recebem o abono os segurados e pensionistas da Previdência Social que durante o ano de 2024 tenham recebido aposentadoria, auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, pensão por morte ou auxílio-reclusão.

O 13º é devido a aposentados, pensionistas, além de pessoas que receberem, ao longo de 2024, benefícios temporários, como auxílio por incapacidade temporária e auxílio-reclusão. Nesses casos temporários, o valor é proporcional ao tempo de recebimento do benefício.

Quem recebe salário-maternidade também tem direito ao 13º proporcional. Porém, ele é pago junto com a última parcela do salário-maternidade e, por isso, a pessoa não recebe o valor extra junto com os demais beneficiários, agora.

O décimo terceiro não é pago a quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Os idosos e as pessoa com deficiência com BPC não têm direito a essa parcela adicional.

Como consultar

Os segurados podem consultar o número do cartão do benefício no site e pelo aplicativo Meu INSS, disponível para smartphones com sistemas Android e iOS. Nos dois casos, é necessário fazer login e senha no portal Gov.br.

Para acessar todos os detalhes sobre o pagamento do benefício, basta clicar no serviço “Extrato de pagamento”.

Outra forma é pela central telefônica 135, que funciona de segunda à sábado, das 7h às 22h.

Liderança de grupo criminoso carioca é alvo de operação da Polícia Civil na Bahia


Equipes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) em conjunto com a Polícia Civil de Pernambuco cumpriram ordens judiciais contra o líder de um grupo criminoso, responsável por homicídios e tráfico de drogas em dois bairros de Salvador. Os mandados de prisão contra Uelquer Silva de Araújo, o Cinco de Copas do Baralho do Crime da SSP/BA foram cumpridos no estado de Pernambuco, nesta segunda-feira (22).

Com dois mandados em aberto, sendo um por tráfico de drogas e outro por homicídio, o suspeito liderava um grupo pertencente a uma organização criminosa do Rio de Janeiro, com atuação nos bairros de Santa Mônica e Pero Vaz, na capital baiana. De acordo com as investigações, homicídios ocorridos nas duas regiões soteropolitanas são decorrentes de confronto entre o grupo do acusado e rivais.

O Cinco de Copas do Baralho do Crime está à disposição da Justiça e deve ser recambiado para Salvador. Policiais da Coordenação de Operações e da Agência de Inteligência do DHPP e equipes do Denarc e da Core da Polícia Civil de Pernambuco participaram das diligências.