Ilhéus: Biofábrica passa por grave crise financeira, salários atrasados chegam a cinco meses


A Biofábrica é pioneira na produção de clones de cacaueiros.

O Instituto Biofábrica de Cacau (IBC), produtora de mudas de cacau e outras plantas frutíferas, está passando por séria crise financeira. Vários funcionários do parque fabril, em contato com o Blog Agravo, denunciam que estão há cinco meses de salários atrasados.

Trabalhadores rurais que atuam no campo e recebem salário mínimo, estavam com cinco meses de salários atrasados, mas com uma venda feita a particular, conseguiram receber dois meses. Mas os técnicos e profissionais que atuam na área de agronomia, continuam sem receber.

O Blog Agravo entrou em contato com o Diretor da Biofábrica, Lanns Almeida, que confirmou a informação, e afirmou que essa semana irão quitar parte dos salários e regularizar os que estão em abertos. Ele também informou que está sendo fechado um novo contrato de gestão com a Secretaria Desenvolvimento Rural.

No distrito de Banco do Pedro, comerciantes estão preocupados com a crise financeira na instituição, alguns chegaram a cortar o crédito dos trabalhadores por atraso de pagamento. Muitos dos funcionários do parque fabril são moradores do distrito.

Vale lembrar que Instituto Biofábrica de Cacau é uma Organização Social, vinculada ao Governo do Estado da Bahia, que realiza a gestão do equipamento público Biofábrica de Cacau. Inaugurado em outubro de 1999, o equipamento tem como um dos seus objetivos a produção de mudas clonais.