Delegado da Polícia Civil é morto por guarnição da PM em Itabuna; caso gera grande desconforto entre forças policiais


Delegado José Carlos Mástique.

Na madrugada deste domingo (28), delegado da Polícia Civil, José Carlos Mástique, foi morto por uma guarnição da policia militar. O caso gerou um grande desconforto entre as duas forças policiais, e vem carregado de tensão e duas versões, que estão sendo investigadas pelas autoridades competentes.

De acordo com informações do 15º BPM, o delegado estava com o carro estacionado no Posto Jequitibá, onde funciona também uma loja de conveniência. Uma pessoa que passou no local, por volta das 4h, estranhou o carro ali e viu que havia um homem armado no veículo.

Segundo a versão da Polícia Militar, o delegado foi alvejado após sacar a arma da cintura, um revólver calibre 38, contra guarnição da PM, sendo socorrido para o Hospital de Base de Itabuna, onde veio a óbito.

A versão da PM é contestada , principalmente pelo Sindipoc- Sindicato dos policiais Civis da Bahia, que na manhã deste domingo soltou uma nota de repúdio criticando a ação desastrosa da guarnição que resultou na morte do Delegado.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), o caso será investigado pela Coordenadoria Regional de Polícia do Interior de Ilhéus.

Confira a nota de repúdio do Sindipoc na íntegra:

Nota de repúdio

O SINDPOC repudia a ação desastrosa perpetrada por uma guarnição de policiais militares, onde o cabo da PM Cleomario, assassinou o delegado da Polícia Civil Mastique, após a vítima tentar evitar uma agressão de um policial militar de folga contra a sua acompanhante. Os policiais civis Mastigue e Figueiredo ao serem abordados se identificaram serem policias e estarem armados. O Delegado ao pegar a arma, para entregar aos policiais militares foi alvejado, vindo a óbito no local, com objetivo de modificar o cenário do ocorrido, simularam Socorro a vítima.

Os investigadores da Polícia Civil iniciaram a investigação para esclarecer a sociedade com a verdade dos fatos, responsabilizando o autor dessa truculência que ceifou a vida do nosso colega.