Exclusivo: Polícia Federal investiga desvios de verba federal na continuidade da operação Citrus


Imagem ilustrativa.

Quem achava que a operação Citrus tinha chegado ao fim, se enganou. A operação está na esfera do judiciário federal, e conforme o Blog Agravo divulgou com exclusividade em julho de 2017, a Polícia Federal investiga desvios de verbas federais na prefeitura de Ilhéus na gestão do ex-prefeito Jabes Ribeiro.

Essa semana a PF ouviu servidores públicos efetivos da prefeitura municipal de Ilhéus, além de pessoas que ocuparam cargos comissionados no governo do ex-prefeito Jabes Ribeiro, para apurar desvios de verba pública na secretaria de Educação que tinha como fornecedor as empresas geridas pelo empresário Enoch Andrade Silva.

Segundo informações colhidas pelo Blog Agravo, um dos  ex- cargos comissionados que foram prestar depoimento em 2017, na sede da PF em Ilhéus, ja saiu indiciado.

Um levantamento feito pelo Blog Agravo mostra que apenas duas, das quatros empresas geridas por Enoch movimentou mais de R$ 4.500.000,00 ( quatro milhões e meio de reais ) somente em 2016 e 2015 na secretaria municipal de educação.

Na investigação inicial do Ministério Público Estadual foi identificada a participação do empresário Noeval Santana de Carvalho, que também celebrava contratos irregulares com o Poder Público para fornecimento de merenda escolar ( Verba Federal).

Vale lembrar que a pedido do Ministério Público estadual, a Justiça condenou os ex-secretários de Desenvolvimento Social do Município de Ilhéus (Sedes), Jamil Chagouri Ocké e Kácio Clay Silva Brandão, a nove anos de reclusão, o empresário Enoch Andrade Silva a 11 anos e 11 meses de pena de reclusão por crimes de fraudes em licitações.

Eles foram alvos da ‘Operação Citrus’, deflagrada no mês de março de 2017 pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e pela 8ª Promotoria de Justiça de Ilhéus com o objetivo de desmantelar um grupo criminoso que praticava fraudes e superfaturamento em procedimentos licitatórios e contratos realizados pela Prefeitura de Ilhéus. As empresas envolvidas receberam mais de R$ 20 milhões.